Quantcast
Channel: JÚLIO PRATES
Viewing all 4921 articles
Browse latest View live

Gripe

$
0
0
Meu estado de gripe piorou muito. Calafrios no corpo, rouquidão e agora até tosse. Somente por isso estou um tanto afastado das postagens e da blogosfera. Estou de molho e logo mais a tarde volto com novas informações dos bastidores políticos, onde soube de uma grande reviravolta de última hora, porém, antes de contar, preciso cientificar-me acerca da verdade.




Article 23

Article 22

Vítima de estupro coletivo morre

$
0
0
Uma jovem indiana que foi violentada por um grupo de homens no interior de um ônibus em movimento em Nova Délhi e lutava pela vida em um hospital de Cingapura não resistiu aos ferimentos e morreu, informaram médicos.

Por meio de nota, o Hospital Monte Elizabeth informou que a jovem estudante "morreu pacificamente" nas primeiras horas de sábado, pelo horário de Cingapura.

Depois de dez dias internada em Nova Délhi, a estudante de 23 anos de idade foi transferida ontem para o hospital cingapuriano, especializado em transplantes múltiplos de órgãos.
Mais cedo, o doutor Kelvin Loh, executivo-chefe do hospital, havia advertido para a deterioração da saúde da jovem indiana no decorrer da sexta-feira. "Houve uma virada para pior", observou o médico.

De acordo com relatos, os agressores da jovem usaram uma barra de ferro durante o ataque, o que resultou em graves danos internos.

A jovem já havia sofrido antes uma parada cardíaca, infecções pulmonar e abdominal e um "significativo" dano cerebral, segundo o hospital.

Os familiares da jovem estavam com ela em Cingapura.

Até o momento, a polícia indiana prendeu seis pessoas suspeitas de envolvimento no estupro coletivo. A jovem viajava no ônibus praticamente vazio na companhia de um amigo quando foram atacados. Os dois foram jogados na rua depois do ataque, realizado com o ônibus em movimento.

O caso provocou ruidosos protestos na Índia, principalmente em Nova Délhi. Nas manifestações, os participantes exigiram mais proteção às mulheres e punições mais rigorosas a estupradores.

Ontem, a polícia do Estado indiano de Punjab exonerou e suspendeu policiais acusados de ignorarem o caso de uma adolescente que, semanas depois de ter sido violentada por um grupo de homens, suicidou-se por envenenamento na quarta-feira. De acordo com autoridades locais e familiares da vítima, os policiais teriam "orientado" a jovem a não registrar queixa contra seus agressores e a casar-se com um deles. As informações são da Associated Press.YAHOO.

Carneação

$
0
0
Passada a eleição, amplos setores da dita oposição local continuam carneando-se mutuamente. Depois não sabem onde é o furo.

Sérgio Bueno

$
0
0
Eu conversei, agora a tarde, com o  blogueiro e bacharel em Direito - Sérgio Bueno. Tivemos uma conversa rica, produtiva e em busca de novos horizontes.

Incrível é que Sérgio sabe compreender o que está envolvido, tem a exata noção de tudo e não fica fomentando intrigas e nem apostando no quanto pior melhor.

Ademais, ele sabe que eu sempre procurei a paz e o entendimento. Assim como torço pela busca da paz em sua vida e junto a sua família.


Vozes

$
0
0
Estou sabendo detalhes de uma reunião que está em curso. Não posso divulgar nada. Mas está surgindo grandes novidades. É o campo da imprevisibilidade.

Rádio

$
0
0
Bem, todos quantos estão pedindo uma manifestação do Advogado Leudo Costa: falei com ele e só haverá manifestação após uma reunião com Paulo Sacilloto, dia 1º, após o meio dia.




Paulo Sacilotto

$
0
0
Eu recebi uma longa ligação do Professor Paulo Sacilotto, relatando-me aspectos que envolvem a compra da Rádio Verdes Pampas.

Ele vai estar quarta-feira em nossa cidade, onde ficará alguns dias, visitando amigos e tratando de negócios relativos aos seus empreendimentos em nossa cidade.




Construções

$
0
0
Muitas vezes fico preocupado com essa relação que se estabeleceu nesse processo de interação digital; afinal, não será sempre que eu vou poder seguir mantendo esse diálogo digital e, sejamos francos, não é de hoje que eu anuncio a precariedade de se manter um jornalismo no interior sem os devidos custeios, embora imbecis que nada saibam sobre imprensa, vituperem contra uma lógica que é mundial, pois nenhum órgão de imprensa, seja aqui, na China, na Rússia ou nos EEUU, sobrevive sem seus anunciantes e patrocinadores. 

Quem brinca de blog como as meninas brincam com seus diários não sabe o que é manter uma atividade empresarial jornalistíca com encargos e obrigações sociais todos os meses, ao longo dos anos...Por outro lado, estudei muito sobre opinião pública e até hoje nunca vi um órgão de imprensa totalmente independente. Também, nunca me convenci de que exista neutralidade, nem científica, nem jornalística. Todos nós refletimos nossas ideologias em nossas atividades profissionais. E que bom que seja assim, pior é o cinismo de quem é ideológico e finge ser contra as ideologias. O ideal seria o embate no campo das idéias, porém, respeitando as pessoas em sua atividade profissional, pois tanto o jornalista, quanto o médico, o advogado, o economista, o contador ... vivem da venda do seu trabalho, vivem de sua atividade profissional.

A busca da informação, a troca de idéias, a presença participante, opinitativa, crítica, a análise do fato por outros viéses, é uma paixão, gosto disso, faço com muita satisfação. Por outro lado, sei que os anos forjaram a maturidade de um processo e o blog foi incorporado na vida de muitas pessoas, assim como eu também incorporei a leitura de outros tantos. Em março de 2013, completarei 10 anos de blog e 13 anos de jornalismo digital, pois foi também em março de 2000, que comprei o domínio "ahoradigital" na Santiagonet.

É claro que a interação nem sempre é compreendida e nem a relação leitor-escritor. Existem pessoas de cabeça boa que sabem ler, compreender, interagir; essas, extraem aprendizados, concordam, discordam, mas são normais diante da escrita. Outras, pelo contrário, até por serem perturbadas, sofrem e esse sofrimento é expresso em agressividades, retaliações, voltas com viéses obscuros, Mas, enfim, a vida é assim mesmo.

No momento, o centro de minhas preocupações tem sido a luta pela construção de dias melhores para minha própria vida, em função especial de uma outra vidinha: Nina.Como não sou fatalista, como não acredito em obras do acaso, como não acredito em supertições de natureza alguma, resta-me apelar a mim mesmo, numa profunda crença no ser humano, com seus limites e suas potencialidades. 

Sempre achei que o Homem é responsável por suas construções, e são suas ações ou omissões que determinam o curso dos acontecimentos. Se eu ficar assentado do comodismo do que é como está, simplesmente aceitando as regras do jogo que outros impõem, é muito provável que o tempo passe e que tudo fique no mesmo conservadorismo. Por outro lado, o desafio de ousar tem um custo alto, que é aposta no desconhecido, mas o que fazer, só saberemos se existe desconhecido se buscarmos. É certo, contudo que quem tem medo da busca, não encontra, razão pela qual o salto no desconhecido, às vezes, é necessáro e faz parte do processo como um todo.

Obrigado a todos que interagem comigo e espero que saibam extrair alguma percepção de minhas palavras nessa postagem.

Boa tarde

$
0
0
Há muitos anos eu não sabia o que era cair assim tão mal por causa de uma gripe. Os sintomas são horríveis, o corpo fica todo doído, os medicamentos surtem efeitos colaterais, sobretudo a sonolência e a gente fica imprestável. 

Hoje, meu querido amigo Luciano Cardoso Vieira acordou-me cedo, ao telefone, para saber como eu me recuperava. Fiquei grato com o gesto, com a sensibilidade, Luciano é uma das grandes amizades que conquistei em Santiago.

Vagner Damian e Nina
Ontem à moite, meu cunhado Vagner Damian, estava de aniversário e convidou-me para um churrasco em sua casa ao lado de sua família, especialmente minha irmã, Alzira Prates Damian e meu casal de sobrinhos, Rodolfo Prates Damian e Renata Gorski Bedin Damian. Embora em casa e atendendo apenas telefonemas, não estava em condições de sair, razão pela qual deixei de prestigiar o churrasco familiar.

Grande sujeito esse Vagner, pessoa fantástica, homem decente, trabalhador e de uma honradez ímpar. Desejo muitas felicidades a ele.

A questão da ausência de médico legista em Santiago

$
0
0
O bravo vereador Bassin, mesmo adoentado e em recuperação do acidente que sofreu, levanta um pertinente debate nessa tarde. Referindo-se ao trágico acidente que vitimou um jovem motociclista, Bassin abre a discussão acerca da ausência de um médico-legista em nossa cidade, eis que o corpo do menino precisou ser levado para Santa Maria.

Esse assunto é angustiante e cada vez que uma família vê-se diante de uma tragédia como essa, aflora nossa impotência e desnuda-se nossa limitação. Esse assunto é sério e precisaria ser melhor debatido, seja pelos executivos da região, pelo nosso COREDE e - enfim - por nossas autoridades.

http://vereadorpedrobassin.blogspot.com.br/2012/12/jovem-morre-em-acidente-de-moto-no.html

Várias

$
0
0
Uma tarde de calor massante em Santiago, clima muito abafado...mas, enfim, é da época, das estações do ano.

Emocionante a despedida da Eliziane, postada em seu blog, sobre o Prefeito Osvaldo Froner...www.ecolizi.blogspot.com.br

Agradeço a ligação que recebi - agora a tarde - do amigo Vereador Bassin, em fase de recuperação e ainda internado no HCS. Aliás, mesmo internado, usando seu blog, levanta esse pertinente debate sobre a falta de médico legista em Santiago.

2013 vem aí ... e os candidatos a postos

$
0
0
Finalmente, o ano de 2012 entra em contagem regressiva direta; adentramos nos últimos momentos do ano que se esvai. 

O momento é eivado de reflexões, retrospectivas e bases para a análise do que ainda não é. As reflexões dividem-se entre otimistas e  realistas...poucas ponderações.

2013 tem tudo para ser um ano bem complicado. A crise econômica no cenário mundial não deve ser-nos estranha. Embora os aspectos positivos decorrentes de uma super-safra que se desenha no horizonte, existem fatores macros que conspiram contra a região, inclusive contra as finanças municipais. A prorrogação da política de renúncia fiscal do IPI é o prelúlio mais claro de comprometimento do FPM nos primeiro trimestre de 2013. 

Ademais, é sabido que ano sem eleição, e 2013 é um deles, os investimentos tendem a ser tímidos. É claro que o cenário de 2014 aponta fortes disputas no horizonte.  O PT, ao que tudo indica, vai para a reeleição com a presidenta Dilma; o PSDB, da mesma forma, deverá ir para a disputa com o senador Aécio Neves. 

Aqui no Rio Grande do Sul, ao contrário do quadro nacional, não existem definições claras. O certo é Tarso Genro, do PT, que deverá buscar a reeleição. Mas não se sabe, com que grau de certeza, quem serão os opositores. Fala-se em Ana Amélia, do PP, mas há que se reconhecer a extensão do desgaste que sofreu ao apoiar Manoela, ao afrontar a decisão do diretório de Porto Alegre; de um lado, mostrou infidelidade partidária, de outro, mostrou infidelidade ideológica e os velhos caciques interioranos não a engolirão assim tão fácil. Diria até que a senadora não inspira mais confiança. Surge também uma especulação de que ela não estaria mais em sintonia fina com a RBS. 

O PMDB, a rigor, é quem parece estar mais afiado para a sucessão e Germano Rigotto é candidatíssimo, tendo Fogaça como candidato ao senado. Ninguém sabe ao certo o rumo que tomará o PSDB; de um lado, existe afinidade com Rigotto, de outro, existe o suplente de Ana Amélia, Wenzel, que é tucano e isso poderia ser indicativo de eventual coligação ... ou não. Tudo vai depender das primeiras pesquisas regionais que surgirão a partir de março. Se Rigotto aparecer bem, é quase certo que os tucanos sigam o PMDB, podendo indicar um vice.

Quanto ao PDT, que surgiu fortalecido com as vitórias em Caxias e Porto Alegre, parece mesmo não ter um nome sólido em nível estadual. Fortunatti não seria tolo repetir o erro de Fogaça e abrir mão de quase 3 anos de mandato de Prefeito de Porto Alegre. Dentro dessa ótica, não haveria protagonismo maior do trabalhismo, que teria muita dificuldade em deixar a o PT e o PSB.

Em nossa região surgem vários nomes pleiteando eventuais indicações a cargos proporcionais, especialmente de deputados estaduais e federais. No PP, fala-se no nome de Marcos  Peixoto; no PMDB, especula-se em cima dos nomes de Diniz Cogo e Itacir Flores. Pessoalmente, acredito que o ex-prefeito Vulmar Leite também deverá ocupar um protagonismo, incentivado pelo reconhecimento que tem fora de Santiago; acredito que poderá ser candidato. 

Não se sabe ainda no campo da oposição popular quem será o candidato: Bueno, Iara, Bianchini, Júlio Garcia ou Marionzinho?

É claro que cada tendência tem seus interesses. Mas é inquestionável que o nome mais forte fora de Santiago é o de Iara Castiel, ela tem um nome muitíssimo forte por esse Estado afora, conta com a tradição familiar e um currículo exemplar, que a cacifa para voos bem maiores. Até acredito que Tarso Genro vá se empenhar pessoalmente nessa eventual candidatura de Iara Castiel. É claro, respeitando sempre a legitimidade dos acima citados, todos qualificados e plenamente habilitados para a disputa. Só vejo uma tendência maior em torno do nome de Iara, até porque seria a dobradinha dos sonhos de Paulo Pimenta em nossa região. Ademais, têm recursos para campanhas fortes e trânsito livre no PT da região. 

Dentro dessa perspectiva, 2013 vai um ano de grandes especulações, muita conversa e muita análise. Volto ao longo do dia.


Chegou 2013

$
0
0
Vamos entrar 2013 curtindo uma forte chuva e rajadas fortes de ventos em pontos específicos. Esse temporal é maravilhoso. Reprime um pouco os festejos a céu aberto, mas deve ser saudado em qualquer hipótese.

As festividades, inclusive a da PTC, nessas alturas já estão frustradas. Foguetes insistem em demarcar o novo ano, afinal é a forma de expressão de uma saudação.

O blog deseja um feliz 2013 a todos os seus leitores, leitoras, amigos e amigas.

A noite chuvosa do ano novo de 2013

$
0
0
Há pouco eu vasculhava o Jornal Granma, de Cuba, http://www.granma.cu/ em busca de informações mais confiáveis acerca do estado de saúde do Presidente Hugo Chavez. As especulações que correm a madrugada não são boas e o jornal cubano parece ignorar as notícias que correm dentro da própria Venezuela, onde até as festividades de passagem de ano foram suspensas, prelúdio do agravamento do estado de saúde do bravo presidente. Aliás, 58 anos, convenhamos, trata-se de uma pessoa relativamente nova e será uma grande perda se o pior acontecer.

O Jornal El Universal já adota uma linguagem quase fúnebre, apresenta uma missa em sua foto de capa e apresenta-se bem pessimista http://www.eluniversal.com/ . Complicado o quadro dessa madrugada. 

A chuva é muito prolongada na madrugada santiaguense. As fortes rajadas de ventos provocam cortes de luz em vários locais, além daqueles tradicionais picos, tipo corta a volta. Meu sistema wireless da casa foi para o ar e só sobrevi graças ao meu modezinho da Vivo, que é minha reserva técnica eficiente para esses casos de imprevisibilidade climática. 

Afinal, estamos entrando o ano novo embaixo d´água, literalmente. Após essa longa e massacrante estiagem, não há como negar o quanto essas chuvas são bem-vindas. E mais uma vez, confirma-se o fenômeno emergente que nos assola: os ventos fortíssimos, fortíssimos, árvores caídas, casas destelhadas ... quase uma rotina em nossas vida.

A vida segue, nossa rotina, da mesma forma. É mais um ano que começa em nossas vidas, cercado de expectativas, esperanças e incertezas.


Prefeito Gaúcho vira notícia nacional no G1

$
0
0

Mesmo com proibição, prefeito chega para posse montado em burro no RS

Eleito em Passa Sete era chamado de 'burro' por opositor na campanha.
Justiça eleitoral proibiu a medida, mas prefeito manteve a ideia.

Mesmo com a proibição da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul, o prefeito eleito de Passa Sete, Vanderlei Batista, usou um burro para se deslocar até a Câmara de Vereadores e tomar posse na manhã desta terça-feira (1). A liminar foi concedida na segunda-feira (31), mas nenhum policial ou oficial de Justiça apareceu para impedir a atitude inusitada do eleito. Durante a campanha eleitoral, Vanderlei foi chamado de burro pelo opositor.
Se o apelido pegar, não tem problema"
Vanderlei Batista
"Eu fui chamado de burro em um debate que fizemos em uma rádio. E eu fiz uma promessa, que se ganhasse a eleição, viria de burro para a posse", diz Batista. "Estou cumprindo a minha promessa", explica.
 A decisão da juíza Luciane Glesse, de Sobradinho, ateudeu a uma representação movida pela coligação Passa Sete Somos Todos, adversária de Vanderlei no pleito realizado na cidade do Vale do Rio Pardo. Além de proibir o uso do animal na posse, a Justiça determinou a busca e apreensão de camisetas com frases consideradas ofensivas ao PMDB de Passa Sete.
 A origem da polêmica foi o debate entre os candidatos Vanderlei Batista, do PTB, e Ataídes Lopes, do PMDB. Na ocasião, Ataídes chamou o adversário de burro. Vanderlei passou a usar a frase em seu favor na campanha, inclusive com a confecção de camisetas com a imagem do animal.
Vestido com trajes típicos do Rio Grande do Sul, o prefeito desfilou por uma avenida montado no burro e acompanhado de tradicionalistas a caminho da prefeitura. Já com o diploma na mão e pronto para começar o trabalho, Batista não teme que a brincadeira tenha consequências negativas.
"Olha, eu nunca tive apelido, mas se pegar, não tem problema. A gente leva na brincadeira", conclui.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter 

Nova Esperança do Sul

$
0
0
O que está acontecendo com o pagamento do 13º salário dos funcionários da prefeitura de Nova Esperança do Sul é uma anomalia com graves consequências jurídicas. O advogado que levar essa situação ao poder judiciário provocará um estrago sem precedentes, posto que está se rasgando explicitamente a legislação pátria.

Capão do Cipó

$
0
0
Eu estive no Capão do Cipó para assistir a cerimônia de posse do novo executivo e eleição da mesa da câmara de vereadores. Como já assisti tais solenidades algumas dezenas de vezes, confesso-me impressionado com a tensão que vi, com os ânimos exaltados, quebra de protocolo e tudo mais agravado pela falta de energia elétrica...a cidade e o município continuam no escuro...e pelo jeito, vão passar passar a noite nas trevas.

A Eliziane tinha a decisão de acompanhar o Prefeito Froner e - naturalmente - acompanhei-a.

O Prefeito Froner teve uma presença muito altiva, teve um caráter muito forte, despediu-se apresentando números (os quais vou detalhar numa entrevista com ele), foi extremamente educado e ético, ao lado do seu vice Elso Engleitner. Apenas dois secretários o acompanharam: Eliziane e Leomar.

A eleição da mesa da câmara virou baixaria, com direito a manifestações do plenário, gritos, insultos e vaias. O vereador Ibanez, do PP,  rompeu com o partido e fez um acordo com a oposição, que votou em peso nele para presidência da câmara. Os vereadores do PP, votavam e justificavam o voto, afirmando respeito a ética e a fidelidade partidária; ademais, justicavam o voto, também, dizendo que não se vendiam. Na hora de Ibanez votar, nova e maior quebra de protocolo, pois ao invés de apenas votar, decidiu rebater seus pares de partido, chamou-se de coitados e disse que esses desconhecem lei estadual que diz que as mesas de câmara precisam ser pluripartidária e o que ele estava fazendo era dentro de lei estadual (sic).

O desconforto só não foi maior porque o prefeito eleito, Meneghine, foi muito educado, fez um discurso ponderado, respeitoso, avessos a agressões e encerrou invocando "DEUS, O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO", para frisson dos maçons presentes ao ato.

Bem, fiz minha parte, fui até lá, acompanhei a Eliziane, cumprimentei velhos amigos, desejei feliz ano novo a todos quanto possível, comi um bolo na casa da dona Marli e do meu amigo Froner e retornei a Santiago.

Reflexão para o segundo dia do ano

$
0
0
 "Para ser popular é indispensável ser medíocre".

 Oscar Wilde
Viewing all 4921 articles
Browse latest View live




Latest Images