Quantcast
Channel: JÚLIO PRATES
Viewing all 4921 articles
Browse latest View live

As últimas

$
0
0
As primeiras notícias dão conta que o estado de saúde do Professor Vilmar Guerino Rosa, hospitalizado em Santa Maria, devido um infarto, é estabilizado. Oremos por sua recuperação, pessoa amável e querida de todos nós.

===

Marina Silva oficializará o convite a um santiaguense para concorrer ao Senado pelo REDE.

===

26 pessoas do Capão do Cipó se filiaram ao PSD, em Santiago, com a presença de Guilherme Bonotto. 

===

Desde já duas chapas começam a se movimentar para a eleição da URI. Um dos grupos já fez até reunião.

===


Composição do secretariado em Jaguari está gerando dores de cabeça e atritos. 



Deputado Nelson Marchezan: Fechem a Justiça do Trabalho.

Sobre Perdas e Danos na processo eleitoral municipal

$
0
0


Passado o processo eleitoral, é hora de contarmos os mortos, lambermos as feridas e verificarmos o saldo. Caixa e os órfãos. As órfãs, principalmente.

Não vou aqui falar em números e nem em percentuais. Mas preciso contextualizar os Partidos e os atores políticos.

Guilherme, a rigor, teve grandes méritos e grandes erros.
Os méritos, são ligados às suas virtudes. É uma pessoa de boa índole, fez uma campanha elegante, preparou-se muito muitíssimo bem, soube fazer uma boa costura e gerou uma boa unidade. Foi impecável.

O erro, a rigor, foi subestimar o nome de Tiago Gorski, a extensão da máquina do PP, assentada, principalmente nas classes C, D e E de Santiago, o excesso de otimismo empírico e a subestimação do que as Pesquisas indicavam. Ademais, houve um campo de alianças cujo espectro era predominantemente de direita, a começar pela importância que Guilherme dava para o Sindicato Rural patronal. Por outro lado, as lideranças dos partidos coligados se preocupavam mais em destacar a operação lava jato do que com questões municipais propriamente ditas.

Em janeiro, realizei a primeira pesquisa eleitoral do ano, com os nomes de Tiago e Toninho e com simulações de vários nomes a vice. Pela oposição, à época, só tinha o nome de Paulo Rosado. Os resultados eram assustadores. Em método induzido, Tiago era um legítimo canhão. Quando fiz uma simulação com o nome dele é Cláudio Cardoso de vice, a chapa chegava aos 58%. Com Marquinhos, caia para 46%. Paulo Rosado ficava na faixa dos 12%.  

A conclusão das amplas simulações: Tiago e Cláudio Cardoso eram imbatíveis.

O PP confiou na Pesquisa. Guilherme, não.

Guilherme achava que Tiago não tinha 30%, que ele não encarnava o PP e nem o eleitorado do PP se identificava com ele. O candidato ideal para Guilherme concorrer contra era Toninho.

A eleição teve aspectos secretos, que ninguém sabe.

Quando Marcos Peixoto foi escolhido, evidentemente que eu fui o primeiro a saber. Ele seria o vice de Tiago. Do ponto de vista eleitoral, Marcos não tinha um leque tão abrangente quanto Cláudio Cardoso.

Só que Guilherme tinha uma leitura às avessas. Pilhado por diversos pastores, não vou aqui citar os nomes, Guilherme achava que Cláudio Cardoso enfrentaria a rejeição das demais igrejas. E seu pavor era ter Marquinhos na chapa como vice, pois ele temia que os Peixotos baixassem com tudo e se tornariam imbatíveis. Eu insistia no resultado das pesquisas. Guilherme, a rigor, imagino eu, nunca levou as pesquisas a sério.

Quando escolheram Marcos Peixoto, a conclusão do staff da oposição (não sei bem quem era, acho que era só o Guilherme a Lu e eu, mais o Melão e o Bressan).  Mas Melão e Guilherme achavam perigosa demais a dobradinha Tiago e Marquinhos.

Daí eu tinha que fazer o PP pensar diferente do que nós pensávamos. A teoria dos contrários era elogiar Marquinhos, dizer que ele era lindo divino e maravilhoso. Também elogiar Cláudio Cardoso e sustentar que ele fez a melhor escolha de ficar somente com a igreja e não concorrer mais a nada. Elogiando Marquinhos, o staff do PP pensaria que nós estávamos satisfeitos e se nós estávamos satisfeitos, eles estavam errados. Quando o elogio é demais até o Santo desconfia. E o staff do PP, acertou sem querer. É óbvio, no meio disso, veio a insurreição da filha de Chicão, dos Pintos ... o cargo foi negociado diretamente entre Júlio Ruivo e Marco Pai.

Tudo que Guilherme não queria era Marquinhos de vice. Curiosamente, ele achava Cláudio Cardoso um vice fraco e rejeitado. Eu também, de certa forma, acreditei nessa onda.

Nosso grupo era muito disforme. Um monte de idiotas orando pai nosso de mãos, achando que isso ganharia a eleição. Pastores, pais de santo, bruxos, maçonaria, católicos, cada um rezava o pai nosso de um jeito. Só faltou a ala islâmica na oposição. O Vulmar apareceu bem depois.

Quando deram o escanteio no Marquinhos, conversas entre famílias, novamente eu fui o primeiro a saber e a divulgar. O Melão e o Guilherme vibraram, era tudo que eles queriam.

 Cláudio Cardoso nem sonha, mas a escolha do nome dele teve todo nosso apoio. O Guilherme queria ele ou o Davi, menos o Marquinhos.

Chegou um momento que a confusão era grande.

Só que na primeira pesquisa eleitoral que eu fiz, somente no centro, onde os entrevistadores pegam por amostragem moradores de quase todos os bairros, deu um número alto de indecisos, mas Tiago apareceu com 48% e Guilherme com 23%.

Essa pesquisa contaminou muito Guilherme. Encomendou outra simulação com o nome de Mauro Burmann. Esse, aparecia com 12%. O desastre estava anunciado.

Quando fomos pesquisar os bairros, a situação se mantinha.

O PP tinha as pesquisas dele. Confiavam e não confiavam nas suas próprias pesquisas. E eu mentia que a eleição estava embolada. Tava todo mundo numa área de incerteza.

 Como eu sabia a real situação e não podia abrir nem para o grupo mais próximo a Guilherme, tentava alertar o pessoal sobre os perigos nos bairros D e E, que estavam maciçamente com Tiago.

Guilherme, ao meu ver, cometeu uma sucessão de erros. Confiou nas lideranças sindicais dos professores municipais e negociou o cargo de secretária de educação, que seria alguém do quadro, como o sindicato queria. Com isso, afastou de si todos os interessados em educação. Foi um erro tático bárbaro. Ficou claro que o Sindicato não tem ascensão sobre a categoria. O outro grande erro foi apostar nos servidores públicos; quando Tiago chamou os servidores de acomodados, o staff de Guilherme vibrou. Outro erro. O povo de vila odeia servidor público, acha que são uns mamadores, enfim, a gente sabe bem que os pobres detestam servidores públicos. Tiago só ganhou pontos e se consolidou ainda mais. Some-se a isso, o discurso de Cláudio Cardoso era um discurso de oposição; era uma maluquice total e ninguém na oposição sabia explorar o contra-discurso.

Outra furada. Guilherme também disse que o secretário de fazenda seria do quadro. Disse que iria fechar duas secretarias. Começou a dizer que os partidos não iriam governar com ele, que ele tinha carta branca de todos para compor o futuro governo. Como ele não prometia repartir as tetas, aos poucos, foram todos debandando. Ingenuidade, política é teta, isso até as pedras de Santiago sabem, mas Guilherme quis ser honesto ... e se ...

Por outro lado, sua campanha de Guilherme atingiu em cheio os formadores de opinião, ganhou toda a elite crítica e leitora de Santiago. Pegou 90% dos ricos. Se a eleição fosse somente no Jardim das Paineiras e Maria Alice Gomes, tava feito.

O problema é ignorar a concentração populacional das classes C menos, D e E.

Esse povo é essencialmente dependente da máquina municipal para tudo. O PP trabalha muito bem o assistencialismo, sabe dominar os pobres como um Don Juan em cima de uma adolescente indefesa. Fode com os pobres e os pobres ainda ficam agradecendo pela fodida. É um caso sério e atípico. É um sadomasoquismo político-partidário que nem Freud explicaria.

Por fim, os idiotas não sabiam das mudanças no cociente eleitoral para vereadores e fizeram 3 coligações dentro da coligação. Um desastre. Se ficassem todos coligados à oposição teria seis vereadores. Ficou com quatro.  Nunca antes na história de Santiago houve um desastre eleitoral tão grande.

Não sei como a oposição pretende furar esse bloqueio. Em 2020, Tiago vem de novo. Em 2024, o PP tem Cláudio Cardoso, Peru Gorski (esse eu acho que faz mais votos que o próprio Tiago) e ainda tem o Júlio Ruivo.

Eu acho que só o PP pode se auto-destruir. Tipo um escândalo sexual com morte ou algo parecido. Senão ... chegaremos em 2030 ... e o PP seguirá ganhando. Outra solução seria matar os pobres ... Mas é impossível matar tanto pobre. Bota cidade que tem pobre. E os pobres adoram quem faz o que o Tiago fez. E ainda tinham o Cláudio Cardoso encomendando corpo, orando pelos doentes, fazendo caridade, fazendo casamento ... e de vez em quando um milagrezinho ainda. Cai um endemoniado, Deus junta um corno manso com a esposa (credo não posso falar isso, mas que é verdade é), sempre tem um que tava com câncer e foi curado ... Eu acredito em cura divina ...não tô criticando. Quando a mãe da Nina teve uma paralisia facial que entortou boca e um olho eu quase morri orando ... ainda bem que Deus ouviu minha oração e a boca dela (olha a cacofonia Froilan) meio que voltou para o lugar.

Voltando para o PP ...

E nem toquei na máquina da URI ... na governança invisível ... já escrevi demais sobre isso.

A máquina de votos do PP é muito bem azeitada. Júlio Ruivo vai dar um passeio de votos dentro de Santiago para deputado estadual. Não sei como ele está na região, mas arranca com seus 15, 16, 17, 18 mil votos dentro de Santiago.

O bom da campanha do Guilherme foram às moças lindas contratadas de capitães eleitorais. Só galeto. Vinicius de Moraes e Nelson Rodrigues iluminaram as contratações. 


Como tudo na vida tem dois lados, esse foi o lado bom da campanha da oposição.  

 Claro, muita festa e diversão. Nunca se comeu tanta carne. Animal.

Vida de pai distante

$
0
0
Essa é a mesa do meu quarto com tudo o que eu ganhei dela. 
A última vez que vi minha filhinha, ganhei dela roupas para a boneca que ela me deu, shampoo para dois banhos diários, peças de roupas, pijama, mosqueteiro, lençóis, vestido para passeio, toalha de banho e tudo mais.

Para os leitores que não sabem, ela deu-me uma boneca (essa da caixinha) e disse que a boneca era ela para me fazer companhia. Agora, ela decidiu me ajudar a arrumar a boneca.

Minha filha é um amor. Sabendo que vivo sozinho, simbologicamente transferiu-se para meu lado eu forma de uma boneca. E agora, com direito a apetrechos e recomendações, tipo dar dois banhos por dias. 

É um doce amor essa Nina. 

A vida em Santiago

$
0
0
A vida em Santiago segue. Somos todos sapos e rãs. Ademais, esse mormaço intercalado com chuva, é bem complicadinho.

Novidades mesmo, só na área policial . Mas nisso eu não me meto. É coisa do Rafael. 

Quem está sofrendo mesmo é o Tiago Gorski. São pressões de todos os lados. Não queria estar na pele dele. A limpeza é grande, me disse o amigo Luciano. CC5, 4 e 3 parece que a coisa tá complicada. Não sei não, tem muito na lista que não é PP e não sei se não vai complicar. Vereadores não emplacam ninguém, exceto o pastorrrr.

Eu - cada vez que escrevo - me incomodo. São reclamações de todos os lados. As pessoas são democráticas só da boca para fora. Na prática, até hoje não conheci nenhum democrata. Sei lá, até acho que o Promotor Diego Prux é um democrata. Ele me disse que a crítica é normal, assim como o elogio. Parece-me uma boa cabeça. 

É claro, meu querido amigo Dr. Vanderlei Deolindo. Agradeço os elogios a minha filhinha. Grande Dr. Deolindo, um amigo raro, ser humano maravilhoso. Nossa amizade vai para o lado de 2 décadas e nunca tivemos um abalo em nossa amizade. Mesmo, hoje, juiz-corregedor do TJ-RS, o poder não lhe subiu à cabeça. Humildade franciscana e um coração bondoso. 

O Prefeito Júlio Ruivo precisa parar de se fresquear. É candidato e pronto. Aí até eu posso repassar a ideia para o nosso pessoal fora de Santiago. É que ele tá seguindo meu livro: "olha eu não sou candidato, mas as pessoas querem, o partido quer e eu to a disposição do partido". 

A área para federal embolou. Depois de Diniz Cogo dizer que é candidato pelo PMDB, Itacir Flores me mandou um whatts onde assegura com todas as palavras que é candidato a deputado federal e não recua.

Por fim, meus últimos dias, embora a falta de minha filhinha, tem sido bons. Acordo com um bonjorno, é minha ex-esposa, que mora em Milão, adora me tirar da cama falando em italiano. Acho que ela troca  ... não sei se de propósito ou não, mas é delicioso, é uma pessoa amável, uma grande e fraterna amiga. 

Ivana Genro é cotadíssima para ser secretária de educação de Marchezan. Talentosa, competente, brilhante. Nosso orgulho. Ela queria ajudar aqui, mas com aquele negócio atabalhoado do Guilherme botar uma secretária do quadro para bajular um sindicato sem liderança, Ivana e Itacir não deram as caras em Santiago. Foi graças a Ivana que Acácio quase ganhou de Chicão. Um erro monumental subestimar o poder de fogo do casal. 

Diálogos no facebook

$
0
0
9.45

- Bom dia Julinho. 2 de novembro, dia dos finados.

- Sonhei com a  (...) ela estava de terno branco.

- Tu também estava no sonho. No fundo de uma piscina e tentava me puxar pro fundo ... tinha uma música e eu não estava curtindo.

- kkkkkkkkkk demorei para ver que era vc. Estava uns 20 anos antes, cabelo castanho...

- achei um dos sonhos mais estranhos dos últimos tempos.

- acordei e lembrei que era Finados.

- e então me lembrei que todo mundo toca nesta data específica

- ônibus de graça

- A Dra. tem desconforto com temporais. Por isso ela te respondeu.

- Eu

-mas olha 

- é finados. Fiquemos um pouco quietos hoje.

- Interessante esse teu sonho. Reflexo do inconsciente ou alguma comunicação espiritual. Falando em finados ...


- Credo. Certamente eu já morri e queria sua companhia. E o pior é que é sério. 

( ... ) (trechos censurados)

- Tu é um anarquista revolucionário, um marginal social, temido e amado rsrsrsrsrsrsrsrsrs as mocinhas ficam na torre.

- Os pais não aprovam, as mães suspiram, não pega bem

- então

- cada um terá o apocalipse que merece.

- rsrsrsrsrsrs

- se desenha um apocalipse coletivo.

(...)

- te entendo. não tem como não me amar. sou uma vertente limpa. 

- está perdoado.

- kkkkkkkkkkkkkk

- Que bom que tu compreende isso.

- Compreendo o impossível. 

- Eu sei da água dessa vertente escorreita. Preciso dela para saciar minha sede e purificar minha alma. 

- Todas as menininhas mimadas e egoístas adoram um marginal social. Vc é o próprio problema social. 

- Não te esqueces que estás lidando com um vampiro.

- e tu que nem sabe com quem lida kkkkk

- sei sim, mais do que tu pensas. devias refletir melhor sobre minha existência, consciente ou inconscientemente povoo teus sonhos. 

- pior é que é. 

23.11

- ai, temporal, se foi a luz ... que tédio


- o que tu tá fazendo

- nem te conto ... um ato obsceno, pensando em ti.

- chama a ...

- tá louca, ela tem um ataque com meu quarto. durmo num sofá, não tenho travesseiros, só um acolchoado velho ... e ainda por cima quando chove eu boto os cachorros de rua para dentro ... fica aquele fedorão de cachorro molhado e aqui não tem álcool gel kkkkkkkkk


- E o que ela escreve nos temporais?

- Acho que os temporais deixam todas as mulheres excitadas. Até eu fico. Ela fica romântica.



- Tu te excita por pouca coisa kkkkkkkkkk

Sério. Sem frescura. Eu queria que tu conhecesse meu quarto. É bem diferente.

- Eu imagino. 

- Que mimoso este teu ato de acolher os cachorros.

- Eu to famoso na vizinhança pela cachorrada que me espera na porta. Notou que os mendigos vivem cercados de cachorros?


- Na praia eu juntava aquelas matilhas errantes. 

- É afinidade 

- Apenas

- Voltou a luz.

- Odeio esse breu.


- E a Nina, falou com ela hoje.

- Sim, falei com ela e com minha ex...

- a mãe da nina? 


- Vem tu, a mãe da Nina tá no lugar dela. 

- Convenhamos, minha ex-esposa é uma gata, apesar da idade. 

-  E a Nina?

- rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

- To com sede e fome. 

- Vou ali no Juarez lanches, tem uma torrada excelente e custa apenas 3 reais. 

- Vamos nos despedir ... de madrugada me chama se se sentir sozinha. 

- Só não vai beber. Não devia comer esta hora. 

- Só uma torradinha.

- Então não toma refri. 

- Tá

- Tchau

- Bjinho 

- vou passear de barco, de pedalinho...dar pão para as carpas ... 

- Frita uma e me manda um pedaço


- Engraçadinho

- Engraçadinho mas sou evangélico. 

- Evangélico come peixe e toma vinho, que nem Cristo.

- Ai meu Deus, não vem com aquele papo que Jesus seria blogueiro kkkkkkk

- E aí vai para a ilhas de Lesbos?

- Brinca com coisa séria. 


- Vou comer uma torrada.

- Bonitinha ela.

- Bonitinha é uma feia ajeitadinha. Ela é um doce. 

- No fundo, todo o homem tem uma queda por (...)

- Mas tu quer uma coisa mais erótica?

- Fui.  

2.48

- tá acordado?

- to, neh

- credo, como aquelas carpas tão grandes. 

- eu adoro vaga-lumes. quando era crianças colocava eles num vidro. Eles ou elas.

- Não sei o sexo dos vagalumes.

- eu também caçava eles ou elas.

- sabe o que eu fazia? fazia uma bolinha e sabão, atava uma linha de costurar e largava na toca das aranhas. Eles mordiam o sabão e ficavam presas. Aí eu puxava as aranhas da toca. 

( ... ) 

- Sabe que eu me lembrei de cigarras. Eles secavam no inverno e no verão elas voltavam ... que curioso, nunca me toquei de falar isso para a Eliziane ... mas marcou a minha infância. 

 (...)

- São 4 horas. Vamos dormir.

- To sem sono.

- Eu to caindo de sono. Tomei o rivotril que a minha dra. me deu rsrsrsrsrsrsrsrs

- Tchau

- Bjinho. Bons sonhos

- Vou sonhar com a Nina 

- E contigo kkkkk







 

A cruz nossa de cada dia

$
0
0


Semana curta em Santiago. Pouco tempo para lidar com meus afazeres. Estou com uma ação da casa do apicultor de Unistalda, que fartura de documentos. É um caso complexo, inclusive o parecer do município cedendo uma área do Estado. Surreal. O Cairoli vai dar boas risadas.

==

Agora a tarde, sempre Unistalda, sigo para lá. Vou com um fotógrafo. Vamos fotografar e já temos o laudo do arquiteto Artur Viero sobre o desbarranqueamento de um terreno particular promovido por máquinas do município. Infelizmente, meu querido amigo Prefeito Ribeiro não respondeu ao meu pedido administrativo com fulcro XXXIII da CRFB-88 e serei obrigado a levar o caso ao juizado da fazenda pública.

==

Dia agradável em Santiago. Minha filhinha me passou uma lista: bastão de cola, tintas, purpurinas, massinha de modelar ... Que amor. Adoro a seriedade com que ela me trata: - deu banho na boneca pai?

Respondo:

- Sim, dei dois banhos, um de manhã e outro agora a noite (A CONVERSA FOI ONTEM).

- Mas não lava a cabeça dela para ela não pegar gripe.

- Tá bom filha.

- Comprou o condicionador com adesivos?

- Comprei, filha, condicionador e shampoo da Poly, com adesivos.

O condicionador e shampoo são para ela.  

- Obrigado papai.

- Merece meu amor.

A conversa se estende. Adoro esses diálogos com minha filhinha. De certa forma, mantém-me vivo. Sofro terrivelmente com sua ausência de minha vida. Perdendo ela, perdendo meus pertences pessoais, minha casa e a família, perdi um pedaço de mim, minha identidade social e antropológica foi muito danificada. Foi um pedaço de minha alma que foi tirado. É terrível.

Encontro consolo em Deus, na Igreja Evangélica, na solidariedade dos irmãos. Mas o vazio e a depressão são enormes. Agora, quando começa a se aproximar natal e ano novo tudo se aguça. Mas, enfim, é a sina que Deus me deu. É minha cruz, e preciso carregá-la.

Quem não tem a sua cruz?


Igreja condenada a devolver doação de R$ 7 mil de fiel que recebeu promessa de cura do câncer

$
0
0

Segundo o autor, na época dos fatos, sofria de câncer e foi induzido pelos pastores da Igreja a fazer doações em troca da cura de sua doença. Afirmou que largou o tratamento e suspendeu a medicação acreditando na palavra dos pastores de que ficaria curado.
"Pessoa em condição de hipossuficiência, portador de grave enfermidade, câncer, e que percebe parcos rendimentos da Previdência Social, acreditando em promessas de milagres, veiculadas em programas televisivos muito bem feitos, com estratégias de manipulação de massas, acabou dando o pouco que tem em busca da cura prometida. Contexto de evidente vício na manifestação de vontade, a justificar a intervenção judicial com a invalidação do negócio jurídico feito sob coação moral". Com esse entendimento, a 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) condenou a Igreja Mundial do Poder de Deus a devolver uma doação de R$ 7 mil feita pelo autor com o objetivo de se curar de um câncer.
Segundo o autor, na época dos fatos, sofria de câncer e foi induzido pelos pastores da Igreja a fazer doações em troca da cura de sua doença. Afirmou que largou o tratamento e suspendeu a medicação acreditando na palavra dos pastores de que ficaria curado. Quando estava com a saúde extremamente fragilizada, percebeu ter sido ludibriado. Destacou que a lavagem cerebral foi tamanha que somente retornou ao tratamento diante da pressão da equipe médica e de seus familiares.
Na Justiça, ingressou com pedido de indenização por danos morais e materiais. No Juízo do 1º grau, na Comarca de Nova Petrópolis, o pedido foi considerado improcedente, pois o autor não apresentou provas concretas de que tenha sido obrigado a fazer a doação. No TJRS, o relator do recurso foi o desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, que confirmou a sentença.
Para o magistrado, ainda que a situação pessoal do autor seja delicada e que há práticas reprováveis adotadas por alguns líderes espirituais, não há um mínimo de provas que justifique indenização. Conforme os autos do processo, não há filial da Igreja na comarca e o autor, em nenhum momento, informou onde ocorriam os cultos, tampouco quem seriam os pastores que o teriam enganado. Disse ter sido influenciado quando assistia a programas de televisão.
O desembargador Carlos Eduardo Richinitti apresentou voto divergente, destacando que a situação do autor é uma das mais graves que o país vem enfrentando. Disse que a crise financeira e moral pela qual passa o país é um campo fértil e extremamente favorável àquilo que muitos chamam de "mercado da fé". Ainda, conforme o relator do voto divergente, o rendimento mensal do autor é de cerca de R$ 1 mil, assim, como seria possível, dentro de condições normais, fazer uma doação de R$ 7 mil, equivalente a sete meses de seu rendimento?
O desembargador Eugênio Facchini Neto, também integrante da 9ª Câmara Cível, votou de acordo com o voto divergente. Conforme o novo Código de Processo Civil (CPC), nos julgamentos onde houver a votação por 2 a 1, dois outros magistrados são chamados para julgar o mesmo processo. Neste caso, o desembargador Miguel Ângelo da Silva votou de acordo com o relator. Já o desembargador Jorge Alberto Schreiner Pestana votou com a posição divergente. Assim, por maioria, a Igreja foi condenada a devolver o valor de R$ 7 mil, corrigidos, para o autor da ação.
Processo nº 70069531150 
Fonte: TJRS



A explosiva situação do Brasil

$
0
0
Nosso país vive um curioso fenômeno e poucas pessoas têm refletido sobre o ocorrido. Existe uma direitização aberta. Avança à apologia aos assassinatos e chacina de bandidos. O povo aprova o slogan: bandido bom é bandido morto. 

As importantes conquistas democráticas foram catapultadas, não sem razão. As bandalheiras petistas e a imposição de uma pauta que feria à sociedade e à família, avanços liberais fortes demais em pouco espaço de tempo, sem o devido amadurecimento da sociedade, são os responsáveis diretos pela volta de uma direita raivótica. 

Existe uma reação dos setores evangélicos, dos setores católicos, especialmente contra a liberalização dos costumes, prostituição de famílias, incentivo e apologia às traições, apologia ao homossexualismo infantil, kits gays nas escolas ... é claro que isso gerou um trauma. Veio à tona a máfia de ladrões que controlam a política do país, os petistas, em especial, os peemedebistas, em plano secundário, são os responsáveis diretos pela ausência de uma dosagem social necessária para a implantação de leis que devem ter sintonia com a realidade social.


O próprio poder judiciário passa por um duro questionamento. A esquerdização infantil da justiça do trabalho é outro ponto complexo. Nem juízes, nem os doentes infantis do comunismo, já denunciados por Lênin, em sua sua obra: o radicalismo de esquerda, a doença infantil do comunismo, se tocam que as pessoas que tentam empreender no Brasil tão tratadas como criminosas. Empresário é sempre errado, empregado sempre tem razão. Instituiu-se um maniqueísmo mecanicista nunca antes visto. Althusser deve revirar-se no túmulo. 

Os empreendedores, as pessoas que querem trabalham, investir, são assacadas por leis draconianas, sejam tributárias, ambientais e trabalhistas e o peso dos encargos sociais. O Estado investe contra quem trabalha e quem produz. O resultado é esse déficit absurdo.

A esquerda brasileira, afora roubar o setor público, difundiu uma idéia de uma sociedade de servidores públicos. Não se incentivou o trabalho e não se incentiva o trabalho. Todo o aparato estatal está voltando contra o cidadão que produz. 

É evidente que temos que reduzir o custo do Estado, definir as carreiras de Estado e privatizar esses feudos inúteis que só servem para roubalheira e cabides de empregos de gente que não consegue ganhar a vida se não for mamando numa teta pública. 

A esquerda disseminou a vagabundagem. E a roubalheira. Infelizmente, eu sou de esquerda, pelo menos espiritualmente, mas me sinto muito mal com tanta bandalheira. 

Ninguém se toca que para abrir um negócio, que vai gerar rendas, rendimentos e empregos, as pessoas precisam ser incentivados. No Brasil, abrir uma empresa é um martírio. Todo o aparato legal, seja do município, Estado e União, existe no sentido de atrapalhar as pessoas de trabalharem. Começam com as fiscalizações municipais, passam pelas juntas comerciais e terminam na draconiana receita federal. 

Hoje, ninguém mais quer empreender. 

E esses vagabundos e ladrões não se tocam que se alguém não trabalhar, se o setor produtivo não gerar dividendos, não vai ter recursos para pagar suas próprias mordomias. 

Os juízes e desembargadores do Rio de Janeiro agora querem mais R$ 7.500,00 por mês a título de auxílio-educação de seus filhos. Isso é um acinte, um deboche, um escárnio ...

É claro, estão criadas todas as condições objetivas de um processo revolucionário em nosso país. Só que não existem lideranças populares, tá todo mundo com o rabo preso, agora até o PSOL está envolvido com o esquema de diárias da Assembléia Legislativa gaúcha. 

O clamor popular é grande. A reação do povo é estrondosa e nesse contexto, lideranças de direita, se firmam cada vez mais. Bolsonaro é um exemplo. Não se maculou com roubos, firmou-se com liderança de direita e agrega amplos setores golpistas. Vai ele e o general Heleno de vice e tá feito o angu.

Só alguém muito tolo para não perceber o que está em curso no país. Para o grupo de Bolsonaro e os amplos setores que o seguem Brasil afora, não existe vacilação para criar um processo revolucionário golpista de direita. 

Eles fecham o congresso, fecham o STF, prendem os ministros e ainda serão amplamente apoiados pelo povo. 

A revolta do povo contra deputados, senadores e membros do poder judiciário é notória. Marchezan Júnior se consagrou pregando o fechamento da justiça do trabalho. Seu discurso encontrou eco em todos aqueles que sempre foram ferrenhos opositores à concepção ideológica de esquerda que predominou hegemonicamente nas varas e tribunais trabalhistas. 

A situação que se desenha no futuro no país não é nada boa. Os militares tem tradição golpista. Agora, com o povo pedindo intervenção militar nas ruas, estão com a faca e o queijo na mão. Navegam em céu de brigadeiro. Nem proposta de assembléia nacional constituinte querem discutir. É claro que eles sabem o que estão fazendo. 

Bolsonaro, Feliciano, Crivela, Malafaia, meu Deus, partimos para o fundamentalismo latino. E se Trump ganha nos EEUU?  

O problema é que somos um bando de idiotas. Sequer enxergamos a realidade assombrosa que está em curso. É questão de meses. 
 
 A revolução está na ordem do dia. O povo quer, o povo apóia e o povo vai conduzir o país para as mãos dessas lideranças imprevisíveis.

Na esquerda, sobrou Ciro Gomes. É um bom moço. Mas também é tão porra-louca quanto Bolsonaro. Ciro teria as viúvas do PT, os trabalhistas, que, afinal, saíram ilesos na roubalheira (afora Lupi, que nem tanto).

É preciso pensar, gente. O quadro não tá tão romântico como alguns imaginam. A situação é explosiva. 

Eu tenho uma filha. Vcs entendem o que eu quero dizer com isso.  

(escrito direto e sem revisão)

Recebi essa mensagem de uma alta liderança de direita de Santiago. Nem que me torturem eu revelo o nome

$
0
0
Meu amigo, sabes que em Santiago poucos são de direita mesmo, resta eu e algum que outro, porque o PP aqui é muito mais esquerda do que qualquer partido do campo marxista.
Não existe essa de golpe, os nossos líderes que estamos formando, todos tem base ideológica, teórica, e formação nos Institutos Liberais/Conservadores. Somos sim o Tea Party Brasil.
Ninguém dos nossos nada nesse oba oba do Bolsonaro... Temos quadros melhores.
Bolsonaro pra nós é o mesmo que a Luciana Genro é pros petistas, um radical importante pra dar o contra ponto do radicalismo do outro lado.
Sem falar que ele não tem estrutura alguma, amargou péssimos resultados eleitorais Brasil afora. O candidato será Alckmin e Caiado, a tendência é que cada um por si.
E o Ciro representa o que tem de pior na política... Sem falar na oligarquia que eles representam.

Minha filhinha

$
0
0
Na tarde dessa sexta-feira fui visitar minha filhinha. Na verdade, levar-lhe os tradicionais pedidos. Tinta, purpurina, cola bastão, massinha de modelar, uma caixa de lápis de cor, chocolate, caixa de bom-bom, salgadinhos, batata-frita, pipocas e um fardinho de coca-cola. Não consegui tirar a paixão da Nina por refris. Hoje fui levantá-la; meu Deus, tá um chumbinho. 

Nina convidou-me para brincar de esconde-esconde. Sempre sorridente, amável, trocamos longos momentos de amor e afeto.

Adoro o jeitinho dela me pedir as coisas. Aí ela vira mocinha. Contou-me que estava precisando de roupas de verão. Pediu-me blusas, vestidos e calcinhas. Mimosa. Adorei ouvir seu pedido. 

Voltei cedo e tratei de comprar suas roupas. Comprei dois vestidos, cinco blusinhas, inclusive uma da FROZEN e o tudo mais. Ela tem uma relação fraterna comigo. É modesta, sabe poupar. Um anjo. Queria apenas duas blusinhas.

Quarta-feira ela vem ao cinema. Agora, pelo jeito vem. Vou esperá-la. Vou assistir ao filme com ela, entregar suas sacolas de roupas e logo em seguida, se tudo se confirmar, viajo para realizar uma cirurgia, há muito tempo postergada. 

O destino de minha filha é uma incógnita. Já abdiquei da ideia de criá-la e formá-la na fase que ela mais precisaria do amor paterno. O futuro é uma imprevisibilidade ... qual futuro não é imprevisível?

Todas as noites, quando apago, tenho meus sonhos povoados pelas lembranças de minha filhinha. É tão bom. É uma viagem maravilhosa. O sonho é um mistério. 

Vou continuar sonhando. 

Vivo cada momento com ela como se fosse o último. É a síntese de um amor que foi marcado por uma ruptura e gerou um processo complexo e confuso. 

Afinal, é a Vida. É da Vida. Pagamos por nossas escolhas. 

Tudo na vida é causa e consequência. 


 

Crime de alienação parental e o favorecimento do poder judiciário a mulher em detrimento do pai

Santiago da submissão, da panela e do caldeirão

$
0
0
Hoje, liguei para minha filha. Não sei como ela interpretou: "tá chorando pai". Na verdade eu não estava ... 

Ontem, comprei as roupas que ela me pediu e peguei a estrada. Santa Maria e, finalmente, Porto Alegre. Tinha consulta agendada para as 9 horas da manhã. Cheguei em POA cedo, por volta das três horas da manhã. 

Eu gosto de viajar de carro e sozinho. Pois com um bom som, curto Bach e Beetoven no último volume. A viagem passa super-rápida, nem sinto a distância. 

Hoje quando falei com Nina já estava na estrada de volta. Ela deve ter estranhado o som do carro andando, as falhas no bluetooth. Sensível, achou que eu chorava. Na verdade, Bach, ao cravo, me transforma totalmente. 

Ela lembrou que brincamos de esconde-esconde no milharal. Foi tão pouquinho tempo, mas o suficiente para me manter vivo e ainda dar um restinho de incentivo para lutar pela minha saúde. Infelizmente, aquela capotagem marcou minha vida para sempre e pode ser um divisor minha vida. É a herança maior do meu casamento. 

==

Santiago é, decididamente, a Terra da discriminação de quem pensa diferente.

Fui linchado na oposição imbecil. Hoje, refletindo, se arrependimento matasse, jamais teria apoiado Guilherme. Não pelo PP, mas pelos pares que estavam com ele. Agora, com a Feira do Livro, eu, que sou autor de 6 livros, editor com Prefixo Nacional de ISBN na Biblioteca Nacional, onde editei 22 livros de outros autores, bem antes da casa do poeta local, aliás, a quem eu passei todos os passos como conseguir um ISBN, sequer fui convidado. 

É claro que isso é retaliação do PP contra mim. Uma vergonha. Ou preconceito porque meu livro A ARTE DE ENGANAR O POVO é vendido em todo o país e correu por vários países. 

Só espero que quando eu morrer não venham com cinismos. 

Imaginem: aqui o cinismo é tão grande que a Academia de Letras me manda um convite endereçado ao "blogueiro". E reconhecem como membros escritores que nunca escreveram um livro. É claro, vivemos de epítetos, apologia e odes aos nossos umbigos. 


Recebi uma mensagem do Amigo e Poeta (um dos dois que temos Santiago), Froilam Oliveira onde ele me revela:" Júlio, citei teu nome (entre outros) que ficaram fora da Academia Santiaguense de Letras. Não me entenderam e fui obrigado a saltar fora. Pura vaidade ... ".

Eu sei que este é o custo de não viver de joelhos e nem de viver bajulando quem se acha dono da cidade e donos da cultura. 


Apenas estou refletindo para que os meus leitores fora de Santiago e de outros países, entendam a farsa que vivemos aqui dentro. O preconceito sempre fala mais alto. A submissão é pré-requisito para ser aceito e integrado. É claro, existe submissão, bajulação, panelinha, panelão, caldeirão ... Mas, enfim, isso é Santiago. 

Mas ainda bem que temos cabeças  lúcidas e democráticas como o Froilam, a Erilene Perez ... Não sinto preconceito no João Lemes, mas ele me parece mais engajado no jornalismo e não se envolve de frente. O problema mesmo é a perseguição que parte dos gestores e políticos que controlam tudo, como o Grande Irmão.

Mas é estéril ficar falando isso. Ponto final. 

O que importa é que eu amo minha filhinha, que tenho potencial de amor e afetividade. 

Aliás, só espero definir - judicialmente - a situação dela e vou mudar de rumo. Com dor e sacrifício, mas necessário. O mundo é grande e o universo mais amplo ainda. Nossas almas continuarão entrelaçadas, na vida ou no destino divino. Em vida, já nos mataram.  E eu sei bem dos aplausos e sorrisos de escárnios dos que vibraram com minha desgraça.

Mas isso é próprio das pessoas. 

Eu escrevo. Mas tenho amor no coração. Quero seguir assim enquanto der e vou receber a morte com um sorriso doce...quando ela chegar.  

Agora entendo melhor o Bianchini quando ele fez apologia a viver entre as matilhas de cães. Eu prefiro as cadelas. 



A inquisição santiaguense da pós-modernidade

$
0
0
Caro Júlio: Ou vc tá se fazendo de vítima ou deve cair na real. O pessoal da educação e da cultura quer ver o diabo na frente, assim como o pastor Cláudio Cardoso, mas não querem ver vc. Olhe o que vc fez contra Santiago revelando dados falsos sobre os investimentos em educação e praticamente colocando Santiago em ultimo lugar em investimentos no Rio Grande do Sul. Vc desmanchou com o melhor programa da cidade relativo à cultura e a educação. 

O PP não o convidou e não o convidará. A Feira do livro não é evento de escritores. É um evento da prefeitura. Vc costuma dizer que até as pedras de Santiago sabem isso e sabem aquilo. Até as pedras de Santiago sabem porque vc naum foi convidado para integrar a academia santiaguense de letras. É mais fácil vc entrar para a ARL ou a ABL do que a nossa aqui de Santiago. Não percebes que isso é um seleto jogo de cartas marcadas?

O ideal é o Guilherme bancar uma feira própria. Aí vc, Nívea Andres, Batistinha, Ivana Genro serão os reis. Do contrário, pode morrer esperneando. A Feira é do PP e vc tá fora para sempre.

Organizem a feira do livro SOMOS TODOS SANTIAGO.

(....)

Amistosamente
===============


Meu querido amigo me pediu para não divulgar o nome dele e nem o e-mail. Revelei, por conta, apenas trechos, justamente para terem uma idéia de como as pessoas de fora veem as coisas. Os dados que eu divulguei sobre os investimentos em educação são dados oficiais do Tribunal de Contas do Estado e foram publicados no Jornal Zero Hora. Não os inventei e nem criei nada. 

Ser convidado ou não, a rigor, não muda nada em minha vida, mas revela bem que a cultura local é uma penelinha de submissos e bajuladores. Sempre foi.

Quanto a ASL, o Escritor  Froilam Oliveira escreveu - publicamente - em sua página no facebook, que rasgaram o estatuto na primeira reunião aceitando como "escritores", pessoas que nunca publicaram nenhum livro. Por aí a sociedade já pode tirar uma ideia. 

Eu sou acostumado a conviver com isso.

Recentemente, a URI fundou o museu da comunicação social local. Convidaram gente que nunca teve relação com a comunicação social, juntaram meio santiago, decerraram placas com fotos de cada um. Acreditem. Eu tenho mais de 10 mil textos jornalísticos, artigos de 1980 a 1984 nos Jornais Zero Hora e Correio do Povo, tenho artigos em diversas revistas de circulação nacional, em sites nacionais, em jornal francês, em jornal argentino, peruano, boliviano e nicaraguense, 6 livros escritos, sou dono de jornal desde 1997, em Santiago, sou dono de jornal digital ( ahoraonline ) desde março de 2000. Desde 22 de março de 2003 tenho esse blog, um dos mais antigos do Estado, certamente entre os dez mais antigos, até a Revista Missões da Igreja Católica tem artigo meu. Participação com textos em 4 revistas científicas. Inobstante isso, apesar de ser santiaguense, fui solenemente excluído do museu da comunicação social de nossa universidade. 

Por que ocorre isso?

Juro que até hoje não entendi. 

Mas faz parte. Certamente, não gostam de mim. Paciência, nem Jesus Cristo era reconhecido, eis que odiado por judeus e romanos. 

Sei que a escrita perturba. Mas eu não vivo para agradar a ninguém. E nem peço para ninguém ler meu blog. Lê, quem quer. 

O Dr. Ruy Gessinger disse que todo o consenso é burro. Agora, finalmente, estou feliz. Há consenso que a oposição burra que está com o Guilherme me odeia. Eu era o mensageiro que entregava o resultado das pesquisas. O PP, quando eu achei que passado o período eleitoral fosse viver um período de paz, eis que surge esse monumental boicote ao meu nome. 

Na cidade educadora de Santiago, nada se difere da Inquisição

Em qualquer cidade do mundo, fazer uma feira do livro e não convidar um escritor local com seis livros escritos, seria - no mínimo - um escândalo preconceituoso. Mas, aqui, como tá tudo dominado e ninguém tem voz ativa ... que me queimem na fogueira da vingança. Devo ser muito herege. Vou consultar minha psicóloga e minha psiquiatra...Opa, a psiquiatra também não dá, grassa o preconceito familiar. Não sei como ainda não boicotaram minha psicóloga. Mas não vai demorar logo metem a mão com ela.  

Imaginem se vivêssemos na Inquisição? Eu já teria sido queimado em praça pública. 

Herege. 

Como eu me divirto com essa gente. 

Isso que eu não divulguei 01% do que me passaram do PP e do Tiago na URI, carga horária, condição de pesquisador etc ... Agora, recebo o troco. 

Depois que eu virar a pá, não se queixem. 

Eu sei ser bandido, basta eu querer e ter motivo.

O Júlio Ruivo banca o bom moço. Não bate de frente, mas insufla seus gestores a me boicotarem. 

 

Segunda-feira em Santiago

$
0
0
Delegado Brum, um policial exemplar
Passei boa parte da tarde de hoje conversando com meu dileto amigo de longos anos, delegado Brum. Pessoa querida, altamente estimada pela comunidade e respeitado no meio policial, trocamos longas ideias. 

Brum é muito orgulhoso de sua família. Contou-me que seu irmão, o também santiaguense, Desembargador Federal Brum Vaz, assume nos próximos dias a presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª região. Como desembargador prevento, todos os recursos contra o juiz Sérgio Moro passam pelo santiaguense, que também é Desembargador eleitoral e atua no TRE-RS. 

Foi muito bom meu diálogo com esse estimado amigo.   

Logo a seguir, meu amigo Guilherme Bonotto convidou-me para comermos um bolo de chocolate com suco de uva, aliás, um suco raro. Como sempre, troca de ideias, análises e bate-papo.

Liguei para minha filhinha. Ela vem quarta-feira para o cinema. Estou cheio de pacotes esperando-a. 

Deixei de jantar a noite. Apenas uma leve torrada no Juarez Lanches, meu vizinho, aqui atrás do Grêmio. 

Também hoje obtive a confirmação de que o advogado Paulo Bandeira vai mesmo advogar em Santiago, mantendo paralelamente, um escritório em Alegrete.

===

Meus parabéns a querida amiga Michele Gindri, pessoa estimada e querida de todos nós. De amor novo, ela merece ser feliz. Tem um coração bom, pessoa rara. Por intermédio dela conheci sua mãe, dona Eda Gindri, outro doce de pessoa e a Fernanda, minha querida colega. Criamos vínculos de amizades que certamente serão eternos. 

====

Empresário Luciano Cardoso Viera
Por fim, felicidades completa na Família de Luciano e Verinha. O filho do meu casal de amigos, Maiki, foi aprovado na escola de cadetes do Ministério da Defesa. Luciano Viera é um pai exemplar, um bravo, guerreiro, sou testemunha de suas idas e vindas quase diárias a Santa Maria para dar suporte ao filho nos estudos preparatórios. Isso é ser Pai na acepção da palavra. Um homem bravo, que honra e orgulha sua família e nossa sociedade. 

"O princípio da isonomia é cláusula pétrea da Constituição e a Lei 8.906 estabelece que não há hierarquia ou subordinação entre advogados e juízes..." Eros Grau, Ministro do STF, aposentado e advogado militante. E reflexões sobre a vitória de Trump

$
0
0
Um dia maravilhoso em minha vida. Acordei cedo, as tradicionais correrias. Forum, escritório ... 

Santiago, de novo com chuva. Aí as mulheres ficam no face enquanto os maridos dormem. E os homens vão para o notebook na sala, e fiquem que ficam lendo notícias. Mas estão mesmo é de papo com a colega bonitona. 

Brincadeiras a parte, minha filha é genial. Qual pai não é bobo?

Ela me disse que devido ao temporal (ela mora em Maçambará) o ônibus da escola que os traria para uma sessão especial de cinema, não mais virá. Estava tristinha, porque queria receber os presentes. Vestidos, blusas, a cestinha nova da bike, os refris, chocolates da cacau-show...


Amor do papai
Aí ela me pergunta:

- Ficou triste, papito?

- Fiquei!!!

- Tá com muita saudade?

- Bastante ... 

- Então, se tu quiser, vem aqui ...

Aí eu pergunto:

- Mas a tua mãe não chegou? Ela tá aí. 

- Tá, mas pode vir pai. 

Eu peço para Nina consultar a mãe dela. Eliziane diz que eu posso ir. 

Daí eu fui no FORUM, abasteci o carro, coloquei os presentes dela no banco traseiro, apanhei meu pendrive só com música de Bach ao cravo e peguei a estrada.

Que festa. Brincou, brincou, brincou ... sempre esconde-esconde, muitos abraços, beijos, afetos ... afetos e mais afetos.

E já deixou os presentes de Natal escolhidos. E queria saber quem eu estava namorando.  Eu respondi: "ninguém, filha".

Ao que ela respondeu:

- Paipaipaipaipai

Parece que ela não acredita em mim. 

Ao ver as fotos da Nina, nessa noite, a Dra. Karine Peixoto me saiu com essa:

- Tá linda. Mas vai te dar muito trabalho.

Ao que eu respondo:

- Se ela puxar pelo pai será mulher de um só marido. Eu sou fidelíssimo.

Como o Marquinhos não pode ir comigo, minha estimada Karine, sempre esse amor de pessoa, atenciosa, querida e amável,  ainda dá uma explicação bem didática para a Nina, via facebook:
A linda médica-psiquiatra Karine Peixoto,
 ex-boadrasta
e candidata a sogra da Nina rsrsrsrsrsrsrs. Eu
brinco, mas se tem criança que eu aprendi a
amar com muita intensidade é o Marquinhos, 
ele é um doce, carinhoso, afetuoso, meigo. Um 
dia ele chegou lá fora, na casa da Eliziane,
entrou, e se dirigiu a mãe da Eliziane: 
"tia, me faz um ovo cozido". É claro, Dona
Renilda, é alma santa, uma pessoa boa, foi 
lá fazer o ovo para o Marquinhos e a Nina.


Tá linda Nina!!!! A Tia e o Marcos estão c saudades de vc! Acredite na Tia, o Marcos não foi pq teve aula e está na fase final do ano escolar, deste modo não pode faltar a aula. Você mora em nossos corações. Tua alegria contagiou nossos dias e hoje sentimos tua falta! Desejamos que o papai de céu te proteja sempre com muitas alegrias e saúde!!!

Enfim, é a vida.

O resto do dia fiquei em Unistalda, com a turma do PMDB, estive com na veterinária da Lu, com o esposo dela, o Samir, com o popular Carijó e também com a Kátia Ramos. Um grupo maravilhoso, gente brava, destemida e forte. Dei-lhes um relato dos casos que estão sob minha responsabilidade jurídica, dei aquela injeção de ânimo na turma, visitei o amigo Carioca, Presidente do Sindicato dos Municipários, um grande amigo meu, ser humano maravilhoso, mais que um irmão.

Eu adoro Unistalda. Tenho uma ligação muito forte com o pessoal do PDT e passei a cultivar vínculos fortes com o pessoal do PMDB, gente muito amável, querida e doce.

Saí de lá em direção ao Batista, onde jantei. Só não me escapo das perguntas: - e a Nina? - e a Nina? - E a Nina? E a Dra. Karine? E a Dra. Karine? E a Dra. Karine?
Esses amores de crianças dão sentido a nossas vidas. Nina e o Marquinhos.



A Nina me contou que não vai passar o Natal comigo. Não sei se o juiz tomou mesmo essa decisão, até duvido. Agora, se tomou, mais uma vez se confirma o tráfico de influência da defensoria pública junto aos magistrados, ferindo totalmente a isonomia entre as partes, pois eu, como Advogado e o Dr. Ruy Gessinger, sequer participamos ainda da audiência?

Então, como a Nina sabe o que o juiz já decidiu, se a audiência ainda nem foi marcada? E ela me deu detalhes da decisão do juiz. Tomara que ela esteja enganada. Tomara que tenham inventado essa história para ela.

Eu tenho dito e reafirmado, e torno público, que a OAB é totalmente omissa frente à violação das prerrogativas legais e constitucionais dos advogados em face da atuação das defensorias públicas. 

Os magistrados esquecem-se que não existe hierarquia entre advogados, juízes, promotores e defensores públicos. Só que os defensores públicos se encerram com os juízes, decidem, conversam, tagarelam, e a isonomia entre as partes? 

E tem outra coisa: os defensores públicos agem sem critérios. Se entendem por bem defender uma amiguinha, ferram com a outra parte, não medem esforços, usando a máquina do Estado, recursos públicos do contribuinte para satisfazer seus caprichos pessoais ou paixões de gênero ou ideológicas.

Portanto, ferem as prerrogativas legais e constitucionais dos Advogados e a concepção jurígena que norteou sua criação no processo constituinte de 88.

(Não nasci para ser omisso. A história de um país se faz pela ação ou omissão do homem. Chega de omissão.)
BASTA. Estou entrando de sola para a vida partidária

Onde está a isonomia entre as partes? Eu não posso chegar na sala do juiz a qualquer hora, falar com um juiz como se fosse um colega e um amigo, eu não posso estar atrás dos balcões dos FORUNS, eu não posso adentrar nos ambientes forenses como fazem os defensores. Se eu quiser os autos de um processo, eu tenho que entrar na fila e ainda esperar para ser atendido. O defensor, não. Ele entra sem pedir licença para ninguém, vasculha os processos que bem entende, sabe das decisões antecipadas do MP e do magistrado ... Meu Deus, os advogados estão cegos que não veem isso? A OAB tomou doril?

Por outro lado, estava na hora do Presidente do TJ-RS orientar melhor esses magistrados que acham que mandam nos advogados e estabelecem uma relação onde exigem submissão ao seu modo de pensar. É uma sujeição de pensamento. 

Vejamos as palavras do Ministro do STF, Eros Grau, aposentado, e hoje advogado militante, no site CONJUR:

"O princípio da isonomia é cláusula pétrea da Constituição e a Lei 8.906 estabelece que não há hierarquia ou subordinação entre advogados, juízes e outros operadores do Direito, devendo prevalecer respeito recíproco entre todos. Com isso, parece sem sentido ocupar-se o Judiciário com a disposição de móveis numa sala de audiência, onde o juiz resolveu que a posição de mesas e cadeiras deveria ser modificada. Presume-se que um juiz seja a autoridade maior na sala onde exerce sua função e, assim, possa determinar como ali se coloca a mobília.

Alguém que se localize alguns centímetros acima das outras pessoas e, por isso, imagina-se mais importante, deve procurar ajuda psiquiátrica..."

O que eu detectei, como Advogado, é que os Juízes, principalmente os juízes "a quo", pelo menos os que eu conheço e o que não respeitam os advogados, ouço centenas de colegas advogados dizer a mesma coisa, se acham no direito de xingar o advogado, gritar com o advogado, se intrometem nas perguntas que o advogado vai fazer nas audiências, querem dizer até o que o advogado pode ou não perguntar. É uma desgraça e uma falta total de respeito com as prerrogativas legais e constitucionais dos Advogados.

É por isso que eu vejo com fortes restrições a omissão que grassa na OAB que não se posiciona como entidade representativa da categoria exigindo o cumprimento da lei e da Constituição.

São poucos e raros os advogados destemidos que ousam questionar essa exigência de subordinação que os magistrados exercem sobre os advogados. Até porque existe medo, covardia.

Eu vou entrar, de novo, para a política partidária e uma das minhas plataformas, será o fim das defensorias públicas. O cidadão pobre deve procurar o advogado que bem entender e o Estado paga o Advogado escolhido. Eu tenho um estudo alarmante sobre o custo das defensorias para o Estado e a relação custo x benefício. É assustador. É exatamente como o caso da Justiça do Trabalho, que, aliás, surgem vozes em todo o país pedindo seu fim. 

Não participo desse grupo de advogados que não tem boca pra nada.

Nelson Marchezan, prefeito eleito de Porto Alegre, foi o primeiro a levantar a voz e demonstrar que os benefícios concedidos aos trabalhadores são a metade do que custa a máquina burocrática e estatal da justiça trabalhista.


Ademais, esse caso das defensorias públicas é um escândalo e isso urge que a comissão de prerrogativas da OAB saia dos factóides de marketing e aja concretamente, como fizeram no caso da operação lava-jato. 

Eu vou ser forçado a voltar a militância partidária, que é o único canal de expressão que um cidadão tem para propor mudanças no país. Não queria, mas forjei um convencimento muito sério sobre o poder judiciário e as ditas funções essenciais à Justiça. Como eu sou evangélico, embora minha raiz seja de esquerda, eu ando muito indignado e não descarto alianças mais nem com o diabo. Os bens entendedores sabem o que estou dizendo.

Por fim, eu agradeço uma posição enviada-me pelo Doutor Vanderlei Deolindo, juiz-corregedor do TJ-RS, pessoa fabulosa, um grande Juiz e um grande cidadão. Ele deteve-se e escreveu-me uma longa posição dele sobre a guarda compartilhada. Não vou publicar agora, mas desde já fico imensamente grato ao Amigo.

E o Professor Doutor Nubem Medeiros, Professor da UFRGS, pai do nosso querido amigo delegado Vladimir Medeiros, intimou-me para estar em Porto Alegre. Será uma grande honra.  

Só não vou revelar um segredo. Mas ganhei uma aposta do Dr. Ruy Gessinger ... Será só caviar e champagne francês. Meu queridíssimo amigo vai ter uma surpresa ... 

Mara e sua filha Mercedes, que é Fisioterapeuta
Impossível falar no Ruy, sem falar em mulheres. Minha ex-esposa, com quem fui realmente casado, tanto na Igreja quanto na parte legal-cartorial, convidou-me para tirarmos uma temporada em Milão. Mas o que eu queria dizer mesmo, a Mara é incrível, fabulosa, uma artista rara, estilista, ficou muito bem na vida. Tem uma mansão na Amazônia, tem casa própria em Milão, onde reside há 18 anos ... uma coleção de automóveis. E uma paixão pela vida. Foi com a morte da irmã mais nova dela que nos encontramos. É incrível, a Mara continua linda, com 54 anos e um corpinho de menina. É por isso que as mulheres não devem baixar a guarda, a auto-estima é sempre relevante. E o exemplo da Mara é muito show. Ela é demais, demais, demais. Vida glamourosa, passa na Espanha, em Paris ... Por outro lado, a jovem Mercedes é um retrato da Mara aos 16, 17, 18 anos. Herdou a beleza da mãe, hoje Mercedes está com 22 anos. 



Doutor Paulo Bandeira
E a grande novidade para Santiago e o Estado. O Advogado e Radialista, ex-Rádio Santiago, Rádio Pampa de Porto Alegre ... ,  Paulo Bandeira assumiu ontem a Presidência Estadual do Partido Federalista e é candidato a Deputado Federal pela sigla. Clique no link e leia tudo sobre o Partido Federalista. http://www.federalista.org.br/



Um abraço afetuoso ao meu amigo Delegado Brum. Ontem, por telefone, o vice-governador do Estado, o bravíssimo Cairoli, enviou-lhe saudações cordiais.


======

Trump eleito presidente dos EEUU. E anda ficou com maioria na câmara dos deputados e no senado. Essa tendência à direitização é notória. O mesmo fenômeno se repete em nosso país. Dias atrás, escrevi sobre isso e ainda previ, e se Trump ganhar? Essa vitória fortalece demais Bolsonaro, Silas Malafaia, Valdomiro Santiago, R.R Soares, Feliciano, enfim, une o conservadorismo do movimento evangélico de extrema direita, com o militarismo radical também de direita. O problema central disso tudo, é que a população brasileira, que está saindo as ruas, pede abertamente intervenção militar. Mesmo que não haja intervenção, existe, hoje, um clima propício para a eleição de um candidato que represente esse espectro, que tanto pode ser Bolsonaro com o General Heleno, quanto um terceiro nome. Crivela e a Igreja Universal parecem fora do espectro, em tese, até pelo o confronto aberto da Record com a Rede Globo. Mas e se o grupo de Edir Macedo, com a Record, se unir a todo esse espectro que surge com força no país?

A população civil brasileira desacredita totalmente na esquerda, especialmente em face das bandalheiras do PT e seus satélites. Duvido, que essa mesma massa crítica que rejeita o PT, vai aceitar Alkimim e Caiado, ambos atolado em denúncias, tanto quanto os que eles dizem combater. Essa direita paulista caipira com o sertanejo do centro-oeste não vai convencer ninguém.

O povo quer soluções radicais. O estilo TRUMP faz escola e quem melhor o representa no Brasil é o segmento militar. Não estou dizendo que o candidato será Bolsonaro, mas ele pode crescer, assim como pode vir uma alternativa ainda mais dura. Não se pode subestimar que em recente pesquisa CNT ele saltou de 8% para 10% nas intenções de votos. De cada dez amigos meus, cinco dizem que vão votar em Bolsonaro. E - pelo amor de Deus - quem não vê a quantidade de camionetões e carros com adesivos BOLSONARO PRESIDENTE? 

O certo é que a eleição presidencial de 2018 vai ser marcada pelo debate sobre o medo e a insegurança, desemprego, miséria e fome. Ninguém aguenta mais a criminalidade e a sensação de impunidade. Estão botando os ladrões graúdos na cadeia, mas os bandidos menores crescem alarmantemente. E para frear o crime e essa escalada violenta que marca o país, só uma mão de ferro militar e uma mudança na CF e nas leis penais. Até não duvido de uma vitória de direita, de uma direita com vocação golpista e aí sobre para o parlamento e o judiciário.

Não tenho a menor dúvida que Bolsonaro, eleito, em dois toques ele mandaria fechar o STF e prender os ministros. E anotem: seria amplamente apoiado pelo povo rebelde que caminha todo para a direita como caminhou o povo americano que elegeu Trump e deu-lhe maioria na câmara e no senado. 

E as pesquisas que ontem anunciavam Hilary com 5% na frente?


Um bom dia para todos.
  







Apenas uma palavra

Amizades gratificantes

$
0
0

Após muitos meses, talvez até anos, não tenho bem certeza, em minha caminhada nessa tarde, encontrei minha amiga Simone Al Hamad, jovem islâmica, pessoa extremamente querida. Eu estava no Posto Texaco quando a encontrei. Sou amigo dela, do esposo dela e de suas crianças. Somos todos grandes amigos. Para saudar o reencontro dos velhos amigos, Simone pediu-me para fazer um selfie. Fiquei muito grato e após vários dias sem poder caminhar e sem sair às ruas, hoje pude caminhar, rever amigos e pude notar a satisfação de muitas pessoas querida e afáveis do meu círculo de amizade.

Entre-pause

$
0
0
Sentindo-me no dever de dar algumas explicações aos meus amigos e amigas, afinal, estou há 14 anos na blogosfera, assevero que minha pausa é motivada estritamente por problemas de saúde. Na medida da superação, volto a postar normalmente. Vivi momentos bem atribulados, mas estou me recuperando bem, voltei a caminhar e estou significativamente melhor. 

===

Agradeço muito a direção da Escola da URI, professora Erilaine e um grupo de alunos que fizeram uma apresentação pública sobre minha vida, obra. E, orgulhosamente, a minha condição de pai. Sei que houve até teatralização, com vídeo e tudo mais. Fui convidado, mas não pude comparecer devido ao meu estado doentio. De qualquer forma, foi a primeira vez que recebi uma homenagem dessas dentro de Santiago. Minha filhinha estudou na Escola da URI, durante dois anos e meio, isso marcou muito nossas vidas e somos todos tomados de ótimas lembranças e recordações. Agradeço essa distinção em meu nome, em nome de minha filhinha e das professoras que marcaram a vidinha da Nina, a Vica e a Larissa Gabert.

====

Sei que muitas vezes sou duro e severo na crítica, especialmente quando envolve situações que vivencio na Justiça. Contudo, gosto muito de praticar o justo, com o elevado reconhecimento à presteza e à qualidade. Hoje mesmo, estive na Justiça Eleitoral, aqui de Santiago, verificando uma situação do PMDB de Unistalda. Mais uma vez sai de lá gratificado com a fineza, a educação e a fidalguia do Gidião Damian, exemplar responsável pelo nosso cartório eleitoral. O Gidião é sempre essa pessoa disposta a ajudar, é prestativo, não mede esforços em contemplar os pleitos dos cidadãos que recorrem à Justiça Eleitoral. 

=== 

Se aqui em Santiago, contamos com a excelente atuação do Promotor Diego Prux, um Promotor decente, justo, com uma atuação impecável e que engrandece a nossa sociedade, por outro lado, impressionam-me, também, à presteza, à fineza, a cordialidade no trato e alta fidalguia da jovem Promotora do JIJ, Itaqui, Dra. Michele Thaís Dumke Kufne, bem como de sua assessora Dra.Lisandra Pinto Alderete Fontoura. Fora de condição de advogado, mas como jornalista, sempre tive o hábito de valorar condutas positivas e propositivas. 

Eu gostei muito de Dra. Michele Thaís, justamente porque ela foi muito dura comigo, disse, sem meias palavras o que ela pensava, e isso me deixou profundamente orgulhoso. Gosto de pessoas altivas, francas e diretas. Mas, para mim, foi a única que falou a verdade, de forma nua a crua, sobre a situação da Nina. Com o que eu concordo cem por cento com ela.

 Tenho pavor de quem anda rastejando, com as mãos enfiadas no meio das pernas, cabeça baixa, fingindo humildade, que é o servilismo da hipocrisia. 

Pessoas assim, como dão-nos um grau de satisfação no trato  das relações inter-pessoais, ressalvadas a naturalidade de eventuais diferenças jurídicas que possam haver, o que é natural. 


===

Quinta-feira as 19 horas o vice-governador no Estado, José Paulo Cairoli, estará no Hotel do Batista, reunido com a direção do PSD, com Guilherme Bonotto e demais convidados. Dali seguem para um churrasco no Capão do Cipó, onde será formado o PSD, inclusive com a adesão da vereadora Márcia Weidemann. Eu fui convidado pelo vice-governador, meu particular amigo e também por Guilherme Bonotto, para participar dos eventos. O PSD cipoense será presidido pelo talentoso Ramão Batista Cardinal. Também, acabei de ser informado que Marcos Peixoto Filho deverá se fazer presente no evento. Serão 80 filiados na primeira leva. Algo inédito para o tamanho da cidade.

===

Fui convidado pelo Advogado João Francisco  Rogowski - OAB-RS 16.923, um dos Advogados que integram a nossa confraria dos Luminares, (o mentor da Confraria é o Desembargador e grande amigo Ruy Gessinger) onde a maioria dos seus membros são juízes e desembargadores, assim como intelectuais e artistas, para integrar, formalmente, como membro, o Grupo Advogacia e Justiça, por ele presidido. João Francisco é um grande intelectual, um talentoso Advogado e este convite formal, recebido dele mesmo, deixou-me muito honrado pela distinção. É claro, farei de tudo para honrar o Grupo e  darei o melhor de mim pela qualificação do debate em nosso Estado.   

O grupo tem presença em todo o Estado. 

===

Sinto muita saudades do Ruy e da Maristela. Ainda domingo ele me cobrou uma semana em sua casa de Praia, em Xangri-la, para discutirmos filosofia e política e escutar Bach, Nana Mouskouri ... O Dr. Ruy é uma dessas raras almas iluminadas que conheci em nosso Estado. Um homem decente, justo, leal e amigo dos amigos. Não se falando que é o maior intelectual que conheço, com ampla e vasta erudição.  

Bem, o Ruy pediu, provocou e arrumou sarna para se coçar. Tem gente vindo de Milão, Itália, para curtir a praia de Xangri-la. 

Respeitem e reflitam sobre Ruy Gessinger

$
0
0
Dr. Ruy Gessinger
É grave o que o Desembargador tem dito e alertado em seu blog sobre o despreparo de juízes, militância e engajamento político e ideológico de juízes ... dentre outras considerações que têm sacudido a imprensa e a comunidade jurídica. 

www.ruygessinger.blogspot.com.br


Quem conhece Porto Alegre o mundo jurídico gaúcho sabe bem: basta dizer que o advogado tem escritório no Edifício Tribuno as estruturas começam a ser abaladas. Ali só estão as águias de Porto Alegre. 

Mas Ruy Gessinger vai muito além:

Vejamos um trecho de suas reflexões:

 Não percam tempo em me criticar. Falo do alto de mais de 50 anos de estudo jurídico e da História do Direito.
 É sempre a mesma coisa: o desprezo da investigação científica e o acolhimento mais fácil da truculência.
 Para que existe a figura do promotor? O juiz tem que se policiar para proceder serenamente.

Ruy Armando Gessinger, OAB-RS 5275. Formado pela UFRGS em 1969, exerceu a advocacia até 1971. Foi delegado de Polícia, Juiz de Direito e Desembargador. 

Professor de várias Universidades Gaúchas, Professor da Escola de Magistrados do Rio Grande do Sul, Estudou no Max Planck Institut für internationales und ausländisches Strafrecht, em Freiburg, Alemanha, autor de obras clássicas como: Da ação popular constitucional e Da dispensa da pena.  

Sua jovem filhota é Juíza de Direito iniciando a carreira aqui mesmo no nosso Estado e seu filho menor, Rudolf, também já cursa Direito. Ambos, meus queridos amigos.

Ruy está em plena atividade jurídica. Seu escritório é altamente requisitado e - é claro - só aquelas causas milionárias e altamente complexas caem em seu escritório. 

É, sem dúvidas, hoje, o maior Advogado do Rio Grande do Sul e um dos grandes nomes de atuação nacional, especialmente pela sua presença no STJ e STF. 

Para falar com o Escritório do Dr. Ruy é bem simples: Clique aqui.

Viewing all 4921 articles
Browse latest View live




Latest Images