Quantcast
Channel: JÚLIO PRATES
Viewing all 4921 articles
Browse latest View live

Mais pessoas ameaçadas de morte em Capão do Cipó

$
0
0
Alacir estava ameaçado de morte, assim como mais duas pessoas da comunidade, todos dirigentes partidários, sendo que um deles fez ocorrência policial denunciando que estava com sua morte encomendada.

Existem mais duas pessoas, na mesma situação.

A pergunta que não quer calar:

Se os assassinos entraram na casa, onde estão as impressões digitais? Pelo que estou sabendo, não existem estas impressões na casa? Então como sumiram os documentos que estavam em posse de Alacir? 

Alguém, refinado, usando luvas, para não deixar marcas, levou os documentos que estavam em poder de Alacir.

Que documentos eram estes? Eram os mesmos entregues ao Ministério Público Federal, envolvendo rede d´água, rede d´água da FUNASA, obras da Escola ou o uso de AIHs para cirurgias plásticas, escândalos que estourou em novembro e até não foram esclarecidos?

(Aliás, é só no Cipó que fazem isso?)


Acabei de receber cópias de alguns desses documentos. Como são xerox, pedi ao Prefeito Froner para averiguar a autenticidade e vou publicá-los tão logo confirme-se a autenticidade. Esses documentos que estavam de posse de Alacir sumiram da casa no dia do crime. Mas Alacir tinha dado cópias a um dirigente partidário, também ameaçado de morte,  e esse foi  quem guardou tudo e me passou as cópias.

O próprio prefeito Froner corre risco de vida. 

O líder partidário que fez a ocorrência policial dando ciência que está ameaçado de morte, fez isso antes do assassinato de Alacir, o que demonstra a gravidade do quadro. 


Evidências demonstram que assassinato de Alacir e sua esposa foi criteriosamente articulado

$
0
0
Os fatos demonstram, cada vez mais, que houve um amplo complô para assassinar Alacir e sua esposa. Ao que tudo indica os assassinos começam a chegar no Capão do Cipó ainda no sábado. 

Sábado, dia 07, desce do ônibus, em frente ao Clube Aliança, vindo de Santiago, um homem moreno, alto, forte, portanto uma sacola, e dirigiu-se a casa do assassino confesso. 

Quem era esse homem?

Ontem, a Polícia Civil esteve na AGROFEL para requisitar as gravações, e estas já não mais estavam armazenadas no HD. A polícia chegou tarde demais e não foi possível identificar quem era essa pessoa.

Amigo do assassino confesso, cuja esposa chorou na frente de autoridades municipais, antes da descoberta do corpo, viu um moreno alto sair em alta velocidade no carro de Alacir, só que não avisou a Polícia. O que houve? Ele sabia de algo? Por que ficou inerte?

Ademais, essa pessoa chegou a ceder a chácara, onde o assassino confesso morou por dois meses.

Por que o choro de sua esposa?

Sábado a noite, antes do crime, 3 pessoas que não são da comunidade, andando num carro prata, estiveram num bar local. Estas pessoas nunca foram vistas no Capão do Cipó. Era um moreno alto. Um outro homem, meio baixo, gordinho, e um jovem, magrão, tatuado e usando brinco.

Quem são estas pessoas e por que estavam num bar do Capão do Cipó, no sábado a noite que antecedeu ao crime?

As evidências apontam no sentido de que esse moreno alto pode ser o mesmo que desceu do ônibus na frente do Clube Aliança e se juntou aos demais. Todos estavam na casa do assassino.

Todas as evidências conduzem ao fato de que este crime foi encomendado, foi tudo articulado previamente. Ora, para haver essa reunião de pessoas na casa do assassino confesso, é certo que havia alguém por trás tramando tudo. 

Este não foi um crime comum. Foi tudo articulado, previamente pensado. A coisa é maior do que possamos imaginar. 

O clima na cidade é de pavor e medo. E tem gente assustada e pisando em ovos. 

As revelação não param de chegar. 

Estou sabendo de mais coisas. Sugiro ao Prefeito Froner que se cerque de cuidados pessoais. De preferência, ande com seguranças.

Documentação

$
0
0
Recebi todos os relatórios do fechamento do balanço contábil do município do Capão do Cipó. O secretário Pinheiro convocou o conselho municipal de saúde para destinar mais de 300 mil da saúde para as obras. A presidente do Conselho é a esposa do prefeito de Santiago e ela e os demais membros do conselho não autorizaram a inversão das rubricas. A despeito de não haver autorização do conselho municipal de saúde, assim mesmo houve deslocamento dos recursos da saúde para as obras. 

Dentre os documentos que recebi e estou analisando, está esta a posição contrária do conselho...ou, pelo menos, não autorizada de transferências de verbas de saúde para as obras. 

Não se sabe, exatamente, quem agiu por conta ou quem autorizou essa transferência. Um grupo contábil particular está analisando toda a documentação, mas o certo é que a esposa do Prefeito Tiago Gorski não chamou reunião do conselho de saúde e nem houve aquiescência para tal alteração. 

Os documentos que foram-me repassados deverão ser entregues a uma força-tarefa do Ministério Público, para a devida análise dos fatos.

Nesse ponto, não estou emitindo nenhum juízo, apenas relato o que sei e o que estou analisando. 

----



 

Documentos que estavam em poder de Alacir

$
0
0
Documentos que estavam com Alacir, sumidos desde seu assassinato, referia-se as redes de água, no valor contratado de um milhão e meio de reais, licitado e contratado, para dinamitar pedras. Quando surgiu a primeira denúncia no Ministério Público Federal, foi feito um termo aditivo no contrato e diminuíram quase 1 milhão e 400 mil reais; não tem pedra, é só terra. Só de transporte de terra são mais de um milhão de reais. Esses documentos, relatórios de medição, estavam em poder de Alacir. 

Como estou de pose dessa documentação, vou entregar tudo as autoridades, pois estas estavam em poder de Alacir e sumiram de sua casa. 

Essa é apenas uma das muitas denúncias que estavam com o grupo de Alacir e cujas cópias foram-me repassadas. 

Boa sexta-feira para todos.

$
0
0
Estou na cidade de Jóia, onde pernoito. Só retorno a Santiago no início da tarde. Estou tentando uma série de entrevistas. 

Desejo a todos uma boa sexta-feira e logo mais estarei de volta a Santiago.  

Antes, porém, passo mais uma vez no Capão do Cipó. 

Da morte de Teori Zavacski

$
0
0
Custo a crer que a morte do Ministro do STF, Teori Zavacski seja algo articulado e planejado. Se foi, afora um crime injustificável, pois era um homem bom e decente, o Brasil estaria - definitivamente - abaixo da linha da criminalidade e da bandidagem. 

Ora, assassinar um Ministro da Suprema Corte não é algo assim tão simples. 

Dias atrás, todo o movimento de direita do país o acusava de ser petista e de beneficiar o PT. Agora, basta correr os olhos nas redes sociais, que acusam os petistas pelo seu suposto assassinato.

Ademais, a atuação dele no caso da operação lava jato é bem conhecida, bem como as decisões que anunciaram nos próximos dias. Entretanto, a morte, no máximo, atrasa um pouco o caso das delações premiadas, pois basta nomearem outro Ministro ou mesmo algum da própria corte assumir o caso e tudo seguirá no mesmo ritmo. O máximo que houve foi um atraso.

Agora, se a intenção era dar um aviso e botar medo no Judiciário, aí a coisa muda de figura. Não é um crime apenas contra um Ministro, é um atentado contra o País. Contra todo nosso país. 

Pelas regras constitucionais, caberá ao Presidente Temer escolher o novo indicado e esse será sabatinado pelo Senado da República. Com a Presidência atolada em denúncias e o senado, também enlameado, será uma escolha muito difícil e viveremos dias complicados e de insegurança jurídico-institucional e política.

De resto, é claro, evidente, que paira o medo, a incerteza e a insegurança. Relatórios sobre quedas de aviões são sempre inconclusivos, nunca apontam as reais causas com exatidão e por mais que a PF se esforce na busca da causa real, sempre haverá uma terrível margem para dúvidas. 

O Brasil vive momentos complexos. Doloridos. Mas vamos aguardar pelas autoridades. 

COMUNICADO DE MUDANÇA DE ENDEREÇO

$
0
0
Nosso escritório não será mais no Shopping Ilha Bella Center.

A partir de fevereiro estaremos atendendo na Rua Barão do Ladário, 1836, antiga QUALIGRAF, esquina com a Dr. Rivota. 

Ainda estamos em fase de instalações, mudanças, pinturas, em suma, ajeitando as novas instalações, de melhor acesso ao público, no caminho do novo FORUM e em ambiente mais amplo e espaçoso. 

O Shopping é um excelente local. Porém, tem o inconveniente de ser no segundo andar o escritório, e as instalações estavam realmente ficando muito pequenas e apertadas. 

De qualquer forma, já estamos no local novo e contatos conosco podem ser feitos pelo telefone 99680.7407, 99901.0414 e 98123.5945.

Antes do assassinato de Alacir discutia-se nas redes sociais sobre a "bomba" que explodiria no Capão do Cipó

$
0
0
Antes do assassinato de Alacir e sua esposa, pessoas da comunidade alardeavam em postagem no facebook sobre uma "bomba" que explodira no Capão do Cipó.

No domingo, dia 08, antes do crime, falam abertamente na bomba

A que bomba se referem estas pessoas?

Recebi o print da matéria e é assustador. 

Ou seria uma terrível coincidência ou estas pessoas sabiam do que estava acontecendo. 

Embora eu tenha recebido a postagem no facebook por uma outra fonte, lembro que a Constituição Federal me assegura a inviolabilidade da fonte, artigo 5º, XIV, CRFB-88:A Constituição assegura o sigilo da fonte. Assim nem a lei, nem a Administração, nem os particulares podem compelir um jornalista a denunciar a pessoa ou o órgão de quem obteve a informação. Sou Jornalista, devidamente inscrito na DRt-RS sob nº 11.175. Portanto, não adianta me pedirem, não revelo minhas fontes e - como Advogado - faço valer meus direitos constitucionais e minhas prerrogativas legais e constitucionais. 

Sei que a própria Delegada Débora, talentosa profissional, que conduz este caso, está altamente intrigada com estas postagens no facebook, afinal era abordado abertamente o assunto bomba sobre o Capão do Cipó, horas antes do crime e horas antes de acharem o corpo.

Um cidadão da cidade diz textualmente: AMANHÃ, A GRANDE BOMBA EXPLODIRÁ. 

A seguir, comentam-se e dizem que a bomba explodirá. 

Um grupo que me dá suporte teve a precaução de copiar e preservar as postagens antes que fossem deletadas. 

Está tudo em meu poder. 

É quase inacreditável.  Não adianta chegarem em mim porque, afora os serviços que me dão suporte terem as gravações e cópias, tomei precaução de entregá-las a algumas autoridades. 

Eu defendo os direitos fundamentais dos cidadãos

Postagem retirada

$
0
0
Para não prejudicar as investigações, retirei a postagem feita essa madrugada sobre rituais satânicos e práticas afins.

Quem para o lugar de Teori, por Ruy Gessinger

$
0
0

QUEM PARA O LUGAR DE TEORI?


Depois do editorial de Zero Hora de ontem, bem como do artigo de Cláudio Brito, pouco haveria mais a dizer sobre o magistrado exemplar, lamentavelmente falecido.

Creio, no entanto, cabíveis algumas observações sobre o perfil que deverá ter a pessoa a ser indicada para o substituir.  O exercício da judicatura não se compadece com arroubos de estrelismo, carência de elegância e afabilidade no trato com as pessoas, inclusive colegas de toga.

Sim, o juiz deve ser um bom conhecedor do Direito, mas isso não é tudo. Importa muito seu caráter, sua formação humanística, sua trajetória, dentro e fora dos Tribunais e Foros.

Quando , já como desembargador, integrava a Comissão de Concurso para Juiz,  eu defendia a tese de que não nos deveríamos ater tão só às provas teóricas quando do recrutamento. Pensava e penso que o importante é  se avaliar bem o perfil do candidato, já que ninguém pode olvidar ser o poder de julgar delegado pelo povo. É dele, povo, que emana esse Poder. Ponderação, equilíbrio, boa índole contam muito.

De alguns tempos para cá viram-se comportamentos, em vários níveis da Jurisdição, não condizentes com os mínimos princípios que norteiam o trato interpessoal. As galas e a cerimônia, essenciais a esses atos, foram relegadas para troca ríspida de apartes e até de acusações.

A televisão mostrava esses  desagradáveis eventos, que devem ter feito muito mal até nos lares em que, conquanto humildes, imperam os bons modos.

Teori sempre foi estudioso, trabalhador, sério, responsável, ótimo na sua relação com colegas, cuidadoso no que diz com a  mídia. Esta faz seu papel em busca da informação. Incumbe, porém,  ao magistrado ser lhano, mas não atropelar o devido processo legal em suas falas fora dos autos.

O Supremo Tribunal Federal  já foi integrado por homens e mulheres de notável e exemplar sabedoria tanto que, décadas atrás, era referido como o Excelso Pretório.

O modo de acesso a ele , estou convicto, deve ser repensado.  Mas isso é assunto para mais adiante. O que importa, agora, é que seja indicado alguém que, no mínimo, se aproxime do perfil do pranteado Ministro Zavascki . Alguém com irrepreensível trajetória jurídica e de preferência judiciária. O momento é grave. Mas o Presidente Temer, que não é jejuno nas lides jurídicas, ao contrário, jurista talentoso, há de bem avaliar e bem se aconselhar.

É o que se espera.


----

NOTA DO BLOG

Com toda sua sabedoria e vivência, Ruy Gessinger sabe dizer o que não está escrito. É evidente que Sérgio Moro nem pensar. E Ruy sintetiza a boa parte da opinião mais abalizada dos tribunais deste país. Só nefelibatas ideológicos, revanchistas e tolos defendem o nome de Moro.

A criação de uma filha mulher

$
0
0
Minha filha, a despeito de seus 6 anos, tem um lado moral muito forte. Ela é metida a pregações sobre o papel da mulher, o lar e a família.

Eu não amo demais a Nina apenas pela condição paterna. Amo-a pelo coração bom, pela decência e pela pureza.

É uma criança que se dá com todo mundo. 

Estávamos na piscina do hotel, certa tarde, e chegou uma senhora, 50 anos, uma pessoa doente. Semblante deformado, dentes caídos, devia pesar mais de 150 kilos, falava com dificuldades, em suma, era uma pessoa cujo aspecto seria assustador para o entendimento das crianças comuns. Ademais, tinha um visível atraso mental.

Ela cumprimentou Nina. Sentado ao longo, só observava para ver as reações de minha filhinha.

A senhora pediu para brincar com ela. Nina convidou-a para entrar na piscina. 

Conversaram, brincaram e trocaram ideias. Enfim, combinaram que iriam pintar juntas. A senhora disse que tinha folhas e lápis. Foi uma amizade linda, divina e abençoada. Creio que o amor de Nina fez muito bem para ela. 

Eu ensinei minha filha que nunca devemos discriminar um ser humano. Ensinei-a que somos todos iguais: negros, brancos, velhinhos, crianças, gordos, magros, desdentados, paralíticos, cadeirantes, doentes, inclusive, os animais todos, sem exceções, devem ser alvo do nosso afeto. 

Recomendei-a a nunca participar de rodeios, desses espetáculos de crueldade contra animais, e tento, mesmo a distância, formá-la dentro de uma visão humanista e cristã. 

Outro dia, peguei-a e ensinei-a sobre a Bíblia, Velho e Novo Testamento, Islã, cristianismo, judaísmo e islamismo. Até para ela saber que nossas verdades são apenas regionais. Ela ainda quebra muito a cabeça para entender a vida, alma, espírito, corpo, cremação, cemitérios ... mas o certo é que ela não é bobona, está bem desenvolvida e agora, com um maior convívio comigo, vou poder passar-lhe mais aspectos de minha formação e herança do legado de nossa civilização. 

Dias atrás, o Dr. Ruy Gessinger ensinou-a que quando a gente não sabe as coisas é melhor ficar calado e que a prudência é um princípio da sabedoria. Meu Deus, ela saiu repetindo aquilo. Chegou na casa da minha irmã e disse: sabe, tia, quando a gente não sabe uma coisa é melhor ficar calada. Foi o Ruy quem me ensinou isso. 

Ruy também ensinou-a sobre os apartes; quando uma pessoa está falando, a outra escuta, e quando quiser falar, pede licença.

Mas tem coisas que eu não consigo engrenar. Ela chama todos por Senhor e Senhora. Educação formal. Quando chega no casal Gessinger aí não tem é Ruy pra lá, Ruy pra cá, Maristela isso, Maristela aquilo. A Dra. Maristela ela tirou para parceira, amiguinha, não sei bem como Nina metaboliza isso. 

O Dr. Ruy é super organizado, disciplina jesuítica e tradição alemã. Ele é democrático, acessível, mas a Nina se espelhou no exemplo e lascou essa:

- Ruy, eu vou ser juíza como tu

- É Nina. Ponderou o Desembargador.

- Sim, eu sou mandona que nem tu

Gargalhada geral. 

Comigo, ela tem a pretensão de me dar conselhos. Mas só se mete na minha vida amorosa. No mais, tudo para ela está bom. Come qualquer coisa, brinca com qualquer coisa, é só eu estar por perto e ela grudada em mim. 

Dias atrás ela me saiu com essa:

- Pai, tu não vai ter outro filho não é?

- Não, filha, eu já tenho tu. Expliquei-lhe.

- Quem bom pai. 

- É, minha mãe me disse que vai ter outro filho. 

Daí então eu a provoco:

- Mas como, tua mãe pode ter outro filho e eu não?

Nina não se perde:

- É que na minha mãe eu não mando
 
Logo conclui que ela manda em mim rsrsrsrsrsrs.

Mas os conselhos não páram:

- Pai, tu não pode namorar mulher com filhos. É só incômodo

No fundo, Nina é uma baita moralista. Ela observa as coisas. Fica quieta, guarda para ela. Mas ela tem bem noção do que é reprovável.

Ensinei-a que mulher deve usar vestidos longos e roupas decentes. Nada de mini-saias mostrando as calcinhas. Expliquei-a que os homens não gostam de mulheres oferecidas e quanto mais recatada for a mulher, mais sucesso ela terá na vida. 

Ensinei-a a nunca se tatuar, que é vulgar mulher bebendo em público e frequentando essas boates de putaria. Mulher decente não vai nesses locais, se quiser dançar, que vá numa academia.

Ensinei-a que não se deve trair e nem mentir. Pois Deus tudo sabe e tudo vê. E ensinei-a a apostar sempre nos estudos e no amor e nunca a achar que a gente tem o monopólio da verdade. É sempre prudente ouvir os outros e cotejar outras verdades. 

Esta é minha filhinha.

Hoje fui ao mercado. Amanhã ela vem para passar uma semana comigo. Comprei gelatinas, frutas, sanduíches, miojos, estoque de leite, enfim, enchi a geladeira para esperá-la. Ela vai iniciar um curso de violão e terá uma semana cheia e agitada. 

Aos nossos amigos e amigas, convites para brincar, cultos, orações, músicas góspeis ... é só marcar conosco pelo telefone 99901.0414. Agora ela vai trocar a PCT pela da AABB. 

Com minha irmã, Loreti, ela já tem agendado a produção de um quadro com conchinhas.
 

 

Identificado

$
0
0
Acabei de ser informado que o Gol vermelho acabou de ser identificado.

Amor em tempo de WhatsApp

$
0
0
"Júlio, meu amor, meu amorzinho;

Estou encerrada sozinha nessa casa enorme. O Mato Grosso virou uma grande lagoa, chove muito neste verão. Te procurei no App e acabei descobrindo que estavas no Lucas, com a família dele. Menos mal, ufa. 

A Nina sempre me recebe com festas. É um amor, puxou o pai. Linda, inteligente, uma raridade. 

Estou aguardando alguns desdobramentos cartoriais e jurídicos para me liberar. A advogada que cuida os casos nossos, volta só na segunda-feira. Estou morrendo de saudades e não vejo a hora de encher aquelas bochechas da Nina de beijos. 

Tenho orado permanentemente por nós. Estou feliz, cheia de planos. Já avisei meus familiares que vou construir uma casa nos nossos campos, na parte que me toca, em Rolador, para passarmos os finais de semana no campo. Temo que tenhamos que passar numa ponte aérea entre o Mato Grosso e o Rio Grande. Mas Deus está comando. Amanhã a noite, vou ao culto para orar com os irmãos. A gente constrói uma alternativa, construções é meu forte rsrsrsrsrs.

Tirei este foto para ti, agora a noite, aqui em casa. 

Mostra para a Nina e não publica esse e-mail. Morro de vergonha. Mas, afinal, tenho que me habituar.

Amo a Nininha.

Fiquei feliz em saber que ela andou olhando uma casa. Amanhã me manda as fotos.Tô curiosa para ver os gostos dela. 

Te amo. Fica com Deus, to sempre orando por nós.

 Do Mato Grosso, com meu beijo, Fátima Brum Taques". 


-----
 

Oi Fátima, mora de inveja, amanhã vou comer risoto com o Lucas e a Eila ... num lar evangélico abençoado e divino.  



Domingo entre amigos evangélicos

$
0
0
Cheguei cedo com a Nina em Santiago e ela passa a semana comigo. Fomos almoçar na Residência do nosso amigo Lucas Figueira e sua esposa Eila Lima Figueira, nossos irmãos de credo evangélico. Na verdade, o Lucas arrumou uma mesa no pátio e improvisou um almoço para a criançada. Risoto, maionese, sucos e refris. No intervalo fomos passear nas bikes elétricas da ALFAMIL. Silenciosa, com bateria recarregada numa tomada de energia elétrica, é um veículo fantástico. Não poluí, super-moderno e custos altamente acessíveis.

Karen Lima Figueira, filha de Lucas e Eila, cantora gospel, já venceu 3 concursos de musica gospel teen. Karen toca violão e agora levará a Nina para o curso de violão com ela.

Arte e diversão da criançada na bicicleta elétrica

Almoço das crianças evangélicas reunidas. Com um linda oração proferida pelo teórico da Bíblica Lucas Figueira. A arquiteta  Fátima Brum Taques participou  do tele-almoço conosco. Ela estava sozinha sem sua casa pantaneira, no Mato Grosso e conversou com todo o tempo com o nosso pessoal aqui de Santiago
Fátima (foto de ontem a noite), a mulher que eu pedi a Deus. Com uma hora a menos que nós, no Pantanal,  participou do vídeo-almoço, conversando com as crianças e as senhoras evangélicas locais.

Nina saboreando uma torta de bolacha com leite e chocolate. Uma delícia. O que estas mulheres da Assembléia de Deus tem de  honradas e Dignas, também tem de excelentes donas de casa, cozinham, fazem pratos especiais e variedades de doces. Ainda bem que a minha namorada é da Assembléia de Deus. Eu acho que mulher tem ser assim: organizando o lar e orando pela família.


Uma tarde de domingo com o papito, na piscina da AABB

$
0
0
Esperamos baixar o sol e fomos para a excelente piscina da AABB, local amplo, confortável, duas piscinas grandes, uma adulta e outra infantil, ótimo atendimento, público altamente seleto. Em suma, passamos uma tarde maravilhosa. No início da noite, minha filha pediu o prato que mais gosta. Lazanha com suco de abacaxi. Depois foi visitar minhas irmãs. Acertou a criação de uma obra de arte com conchinhas do mar, enfim, a programação da Nina em nosso meio, nessa semana, é intensa. A irmã da minha namorada, que mora aqui em Santiago, vizinha minha, convidou-nos para um jantar. Não vai ser difícil com o apetite voraz da Nina.


Nina e suas amiguinhas



Eterno amor. Foto na piscina da AABB, nessa tarde. Encontrei o amigo Júlio Garcia, que andava com uma comitiva do PT. Até Renato Durão cantou para embalar a presença do deputado Valdeci no local.

Da Polícia Civil e as linhas de investigações.

$
0
0
Eu tenho um enorme respeito pelo trabalho da Polícia Civil. Ademais, são pessoas sérias, honradas, gente do melhor quilate. Nunca ouvi falar em corrupção policial em nossa cidade. 

Por outro lado, sei que estão todos trabalhando em péssimas condições, até com racionamento de combustíveis, sofrem privações por parte da política governamental, são vítimas.

Nesse caso do assassinato do Senhor Alacir e sua esposa, tenho bem claro que a Polícia fez o que estava ao seu alcance, e fez com seriedade, integridade e honradez. Quanto aos meus questionamentos, as matérias produzidas, em nada colidem com as investigações policiais, pelo contrário, até se complementam. É claro, um jornalista com fontes, quando decide fazer uma ação investigativa, ele sempre acaba sendo útil. 

O que acontece, em Santiago, é que não estamos acostumados a esse tipo de investigação criminal via imprensa. Fato que noutros centros é corriqueiro. Portanto, o que eu fiz, não é nenhuma novidade e em nada colide com quem quer que seja. 

Eu canso de atuar, anonimamente, em muitos casos jurídicos, seja na justiça estadual, na justiça do trabalho, adotando posições diametralmente opostas a dos magistrados. Recentemente, envolvi-me num debate muito forte, com teses bem opostas, sejam contra juíza local, sejam contra o MP, e encaro isso como parte do meu trabalho. Sou amigo, na vida pessoal, tanto do promotor quanto da juíza, são excelentes pessoas, profissionais ilibados, gente séria, só que pensamos diferente as questões jurídicas apresentadas. Elegantemente, estamos em rota de colisão jurídica, o que - tenho a certeza - que isso enriquece o Direito e a própria Justiça. 

Nesse caso do Senhor Alacir, não houve confronto algum. Apenas entendo que não o crime não foi comum, que existem outros vieses, mas isso a própria Polícia também já tem. O que fiz, foi apenas escrever o que é a opinião sintetizada de pessoas que eu, como jornalista e enqueteiro de opinião pública, sei fazer. Tenho uma informação reservada que a própria polícia vai mudar o rumo das investigações, tem mais coisas no meio, desde uma casa de magia negra até um eventual suspeito.

Nesse caso do Senhor Alacir, sempre vi a atuação da Polícia Civil como altamente eficiente. No caso do exame de corpo de delito, a Polícia não tem culpa alguma se os populares chegaram antes no local e não se importaram em isolar a área. O certo é que quando os policiais lá chegaram, a área não estava isolada, haviam centenas de pisadas e isso foi crucial para prejudicar as investigações. Afora, sejamos honestos: a culpa disso é da Polícia? Claro que não. Evidentemente que não. 

Quanto as câmeras da AGROFEL já terem deletado as imagens a culpa é da polícia civil? Claro que não. A polícia não tem culpa se o armazenamento das informações é por curto espaço de tempo. A polícia agiu certo ao buscar as câmeras, agora a culpa de não terem as imagens, não é da Polícia.

Eu tenho informações reservadas de dentro da polícia que estavam atrás de postagens anunciando uma "bomba" sobre o Capão do Cipó, no mesmo dia da morte de Alacir. Embora as postagens tenham sido apagadas, a Delegada Débora estava certíssima. Eu obtive as postagens no facebook antes de serem deletadas. E a linha de investigação que parte de uma casa de magia negra, a rigor, faz sentido, o raciocínio policial é correto, pois a mesma pessoa que fez os comentários sobre a "bomba"é ligada aos rituais; e a mulher do assassino confesso foi identificada por esta casa de magia negra. Também neste aspecto, a Polícia está na linha corretíssima. 

Eu advoguei para a família Zucoloto/Dessoe, num inventário e também advoguei, na Justiça Eleitoral, para o Prefeito Froner, que resultou num inédito toque de recolher. Assim como no Capão do Cipó, eu tenho fontes, contatos, em quase todos os municípios da região. Quantos fatos eu sei e anuncio antes deles se tornarem público?

Eu não anunciei o secretariado do Prefeito Tiago antes do anúncio oficial?

O segredo? Fontes.

O amigo Luciano Cardoso Vieira me disse que eles estavam perplexos comigo. E me disse de forma leal e honesta. Segundo ele, as decisões eram tomadas dentro do diretório e em menos dois minutos estava no meu blog. Segredo? Fontes. Apenas isso. 

Eu acionei minhas fontes no Capão do Cipó e fui sendo informado. É claro, que acabei colaborando com os amigos policiais. Isso é até muito positivo.

Novo Ensino Médio - DÚVIDAS

$
0
0

Este espaço foi criado para você tirar suas dúvidas sobre as mudanças que ocorrerão no Ensino Médio nos próximos anos. Envie suas perguntas para o e-mail novoensinomedio@mec.gov.br. As dúvidas mais frequentes serão postadas nesta página.

Perguntas Frequentes
1) Por que o Novo Ensino Médio foi editado por Medida Provisória?
2) Como serão implantadas as escolas em tempo integral
3) Como será o currículo? E de quantas horas diárias/semanais?
4) Como será a formação técnica e profissional?
5) Profissionais com notório saber poderão dar aula na parte comum do currículo? Como será a formação de professores?
6) Como fica a língua inglesa?
7) Por que a língua inglesa foi escolhida como obrigatória?
8) Sou a favor do Novo Ensino Médio, estudamos coisas "desnecessárias" todos os dias. Gostaria de pedir para introduzirem disciplinas extras como Artes e algo relacionado aos Esportes.
9) Com o projeto do "Novo Ensino Médio", o Enem será banido?
10) Olá! Vou entrar no Ensino Médio em 2017 e gostaria de saber melhor como que vai funcionar essa formação técnica e profissional?!
11) Como vocês esperam que isso funcione, se é de extrema importância sabermos filosofia e sociologia?
12) Poderíamos seguir o método de ingresso à universidade como na Argentina? E estudarmos em módulo? Em nosso país faltam médicos - 1,2 médicos por 1.000 habitantes - se por algum tempo facilitar o máximo o ingresso de jovens às universidades, poderíamos concretizar o sonho de vários jovens de serem médicos. Eu apoio a reforma!
13) Tenho 26 anos e gostaria de completar o ensino médio. Me encaixaria nesse novo ensino médio?
14) Se esta mudança no ensino vem desde 2013, porque continuaram fornecendo licenciaturas nas áreas que não estarão na BNCC?
15) Olá! Gostaria de saber quais os requisitos para fazer parte desse novo ensino médio. Eu só tenho o ensino fundamental e quero saber se posso fazer.
16) Como participar (do Novo Ensino Médio)?
17) O novo plano do ensino médio é para aumentar o IDEB?
18) Gostaria de saber quando e aonde vai ser a inscrição do Novo Ensino Médio. Gostaria de ter mais informações, por favor.
19) No Novo Ensino Médio já previsto existe também alguma nova estrutura para o nível técnico para dentro das escolas?
20) Como eu faço o ensino médio?
21) Como essas ênfases seriam feitas? E se o aluno quiser uma curso como economia ou engenharia biomédica (que necessitam de conhecimentos aprofundados em mais de uma área)?
22) Como vai funcionar esse Novo Ensino Médio?
23) Se eu for fazer faculdade de medicina, quando eu for para o Ensino Médio, qual profissão devo fazer, pois medicina não precisa de Técnico?
24) Devido as novas mudanças na base curricular, como será a reestrutura do ENEM 2017? Já que algumas matérias seriam de escolha do indivíduo, de acordo com o curso em que desejar, a prova seria medida/calculada deque maneira?
25) Quem tem o segundo ano do Ensino Médio poderá voltar a estudar e ter os mesmos direitos que os outros que estão cursando o primeiro ano do Ensino Médio?
26) Como posso me matricular no Novo Ensino Médio?

1) Por que o Novo Ensino Médio foi editado por Medida Provisória?
A edição da Medida Provisória seguiu rigorosamente as exigências previstas na Constituição Federal. Em primeiro lugar, em decorrência da urgência do problema deste nível de ensino no país: dados do IDEB recém divulgados mostram uma realidade trágica no ensino médio e retratam a urgência da reforma. Em segundo lugar, em consequência da relevância do tema que se apresenta na medida em que o fracasso do ensino médio brasileiro é um dado da realidade, como demonstram os resultados das avaliações nacionais e internacionais. As propostas da MP são fruto do amplo debate acumulado no país nas últimas décadas, o que permitiu ao governo acelerar a reforma.
  • 1998: grande debate e aprovação das diretrizes do EM de acordo com a nova legislação da LDB de 1996.
  • 2002: Seminário Nacional sobre reforma do Ensino Médio
  • 2007: FUNDEB com a promessa de garantir a universalização do EM
  • 2007: MEC lança o Plano de Ações Articuladas
  • 2009: Novo ENEM
  • 2010: Ensino Médio Inovador
  • 2010: CONSED cria o Grupo de Trabalho da Reforma do Ensino Médio
  • 2012: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio aprovadas pelo CNE.
  • 2013: Projeto de Lei (PL6840/2013).
  • 2014: Plano Nacional da Educação (PNE). Meta 3.1 “Institucionalizar programa nacional de renovação do ensino médio, a fim de incentivar práticas pedagógicas com abordagens interdisciplinares estruturadas pela relação entre teoria e prática, por meio de currículos es­colares que organizem, de maneira flexível e diversificada, conteúdos obrigatórios e eletivos articulados...”
Portanto, a Reforma do Ensino Médio está sendo discutida há anos. Em 2013 foi apresentado o PL 6840 na Câmara dos Deputados que também foi amplamente debatido. No entanto, a tramitação do PL no Congresso ficou aquém da urgência da reforma. Vale destacar que diversos projetos e reformas relevantes e urgentes para o país foram editados por Medida Provisória e se tornaram Lei, como por exemplo o Brasil Carinhoso, Mais Médicos, o PNAIC, PROUNI e Royalties do Petróleo para a Educação.
voltar para o topo

2)  Como serão implantadas as escolas em tempo integral
A MP 746 prevê uma Política de Fomento de Escolas em Tempo Integral, que deverá ocorrer de forma gradual.  Está previsto um investimento do Governo Federal de R$ 1,5 bilhão até 2018, correspondendo a R$ 2.000 por aluno/ano e criando 500 mil novas matrículas de tempo integral. O PNE estabelece que, até 2024, o país deva atender, pelo menos, 25% das matrículas. Atualmente, são 386 mil alunos matriculados no ensino médio em tempo integral, o que representa 5% do total. A MP não determina que todas as escolas passem a ter o ensino médio integral.
voltar para o topo

3) Como será o currículo? E de quantas horas diárias/semanais?
A BNCC (da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio) estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários para a formação geral do aluno. O que a reforma traz de inovação é que o cumprimento desta parte comum não poderá exceder metade do total da carga horária do Ensino Médio e o restante do tempo será composto por diferentes ênfases nas áreas de conhecimento ou de atuação profissional: I – linguagens; II – matemática; III – ciências da natureza; IV – ciências humanas; V – formação técnica e profissional. Cada Estado organizará o seu currículo considerando a BNCC e as demandas dos jovens que terão maiores chances de fazer suas escolhas e construir seu projeto de vida.
voltar para o topo

4) Como será a formação técnica e profissional?
A formação técnica e profissional será mais uma alternativa para o aluno. Hoje, se o jovem quiser cursar uma formação técnica de nível médio, ele precisa cursar 2400 horas do ensino médio regular e mais 1200 horas do técnico. O Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação técnica profissional dentro da carga horária do Ensino Médio regular desde que ele continue cursando português e matemática até o final. E, no fim dos três anos, ele terá um diploma do ensino médio e um certificado do ensino técnico.
voltar para o topo

5) Profissionais com notório saber poderão dar aula na parte comum do currículo? Como será a formação de professores?
Não.A MP permite que os sistemas de ensino autorizem profissionais com notório saber para ministrar aulas exclusivamente em disciplinas dos cursos técnicos e profissionalizantes, como já acontece hoje no sistema S e na maioria dos países do mundo.
A formação de professores se dará da mesma forma como a legislação atual prevê. O professor com licenciatura poderá fazer complementação pedagógica para dar aula de outra disciplina dentro da sua área de conhecimento (Diretrizes Curriculares de Formação de Professores, Resolução 2, CNE, 2015).
voltar para o topo

6) Como fica a língua inglesa?
Anteriormente, a LDB não trazia a língua inglesa como estudo obrigatório. A reforma torna o inglês obrigatório desde o 6º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, não necessariamente nos três anos. Os sistemas de ensino poderão ofertar outras línguas estrangeiras se assim desejarem.
voltar para o topo

7) Por que a língua inglesa foi escolhida como obrigatória?
Porque a língua inglesa é a mais disseminada e a mais ensinada no mundo inteiro. A reforma do ensino médio permitirá que as redes de ensino ofertem outras línguas estrangeiras modernas de formas optativa, preferencialmente o espanhol. O inglês é necessário para inserção no mundo de trabalho.
voltar para o topo

8) Sou a favor do Novo Ensino Médio, estudamos coisas "desnecessárias" todos os dias. Gostaria de pedir para introduzirem disciplinas extras como Artes e algo relacionado aos Esportes.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que até meados de 2017 a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC.
voltar para o topo

9) Com o projeto do "Novo Ensino Médio", o Enem será banido?
A MP que trata da reforma do Ensino Médio não trata de alteração no Enem.
voltar para o topo

10) Olá! Vou entrar no Ensino Médio em 2017 e gostaria de saber melhor como que vai funcionar essa formação técnica e profissional?!
A implantação do Novo Ensino Médio não deverá acontecer até 2018, pelo menos, já que o mesmo depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que até meados de 2017 a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Só depois disso, o Novo Ensino Médio poderá ser implementado.
voltar para o topo

11) Como vocês esperam que isso funcione, se é de extrema importância sabermos filosofia e sociologia ?
A implantação do Novo Ensino Médio depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que até meados de 2017 a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Assim sendo, a inclusão dos conhecimentos contidos nas áreas de filosofia e sociologia serão definidos pela BNCC.
voltar para o topo

12) Poderíamos seguir o método de ingresso à universidade como na Argentina? E estudarmos em módulo? Em nosso país faltam médicos - 1,2 médicos por 1.000 habitantes - se por algum tempo facilitar o máximo o ingresso de jovens às universidades, poderíamos concretizar o sonho de vários jovens de serem médicos. Eu apoio a reforma!
Também reconhecemos a importância do acesso ao Ensino Superior e estamos trabalhando para que isso seja ampliado, ano após ano. Entendemos que uma boa base durante o Ensino Médio facilita esse acesso é um dos motivos que nos levou a propor a reforma do Ensino Médio. Agradecemos o seu apoio!
voltar para o topo

13) Tenho 26 anos e gostaria de completar o ensino médio. Me encaixaria nesse novo ensino médio?
A implantação do Novo Ensino Médio não deverá acontecer até 2018, pelo menos, já que o mesmo depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que até meados de 2017 a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Só depois disso, o Novo Ensino Médio poderá ser implementado.
voltar para o topo

14) Se esta mudança no ensino vem desde 2013, porque continuaram fornecendo licenciaturas nas áreas que não estarão na BNCC?
A implantação do Novo Ensino Médio depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que até meados de 2017 a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Só depois disso, o Novo Ensino Médio poderá ser implementado.
voltar para o topo

15) Olá! Gostaria de saber quais os requisitos para fazer parte desse novo ensino médio. Eu só tenho o ensino fundamental e quero saber se posso fazer.
A implantação do Novo Ensino Médio não deverá acontecer até 2018, pelo menos, já que o mesmo depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que até meados de 2017 a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Só depois disso, o Novo Ensino Médio poderá ser implementado.
voltar para o topo

16) Como participar (do Novo Ensino Médio)?
A implantação do Novo Ensino Médio não deverá acontecer até 2018, pelo menos, já que o mesmo depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que até meados de 2017 a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Só depois disso, o Novo Ensino Médio poderá ser implementado.
voltar para o topo

17) O novo plano do ensino médio é para aumentar o IDEB ?
A implantação do Novo Ensino Médio depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que até meados de 2017 a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Só depois disso, o Novo Ensino Médio poderá ser implementado. O objetivo é adequar o modelo do Ensino Médio às reais necessidades dos alunos, dando a eles o protagonismo em sua vida escolar.
voltar para o topo

18) Gostaria de saber quando e aonde vai ser a inscrição do Novo Ensino Médio. Gostaria de ter mais informações, por favor.
A implantação do Novo Ensino Médio não deverá acontecer até 2018, pelo menos, já que o mesmo depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que até meados de 2017 a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Só depois disso, o Novo Ensino Médio poderá ser implementado. Depois disso, o aluno poderá optar por matricular-se em uma escola que ofereça o Novo Ensino Médio num formato que melhor o atenda.
voltar para o topo

19) No Novo Ensino Médio já previsto existe também alguma nova estrutura para o nível técnico para dentro das escolas ?
No Novo Ensino Médio, a formação técnica e profissional será mais uma alternativa para o aluno. Hoje, se o jovem quiser cursar uma formação técnica de nível médio, ele precisa cursar 2400 horas do ensino médio regular e mais 1200 horas do técnico. O Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação técnica profissional dentro da carga horária do Ensino Médio regular desde que ele continue cursando português e matemática até o final. E, no fim dos três anos, ele terá um diploma do Ensino Médio e um certificado do Ensino Técnico.
voltar para o topo

20) Como eu faço o ensino médio?
Para cursar o Ensino Médio, basta procurar uma escola – da rede pública ou privada – e fazer sua matrícula. Caso sua dúvida seja sobre o Novo Ensino Médio, a implantação do mesmo não deverá acontecer até 2018, pelo menos, já que o Novo Ensino Médio depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que até meados de 2017 a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Só depois disso, o Novo Ensino Médio poderá ser implementado.
voltar para o topo

21) Como essas ênfases seriam feitas? E se o aluno quiser uma curso como economia ou engenharia biomédica (que necessitam de conhecimentos aprofundados em mais de uma área)?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários para a formação geral do aluno. O que a reforma traz de inovação é que o cumprimento desta parte comum não poderá exceder metade do total da carga horária do Ensino Médio e o restante do tempo será composto por diferentes ênfases nas áreas de conhecimento ou de atuação profissional: I – linguagens; II – matemática; III – ciências da natureza; IV – ciências humanas; V – formação técnica e profissional. Cada Estado organizará o seu currículo considerando a BNCC e as demandas dos jovens que terão maiores chances de fazer suas escolhas e construir seu projeto de vida.
voltar para o topo

22) Como vai funcionar esse Novo Ensino Médio?
A implantação do Novo Ensino Médio depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que até meados de 2017 a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Só depois disso, o Novo Ensino Médio poderá ser implementado. A BNCC (da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio) estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários para a formação geral do aluno. O que a reforma traz de inovação é que o cumprimento desta parte comum não poderá exceder metade do total da carga horária do Ensino Médio e o restante do tempo será composto por diferentes ênfases nas áreas de conhecimento ou de atuação profissional: I – linguagens; II – matemática; III – ciências da natureza; IV – ciências humanas; V – formação técnica e profissional. Cada Estado organizará o seu currículo considerando a BNCC e as demandas dos jovens que terão maiores chances de fazer suas escolhas e construir seu projeto de vida.
voltar para o topo

23) Se eu for fazer faculdade de medicina, quando eu for para o Ensino Médio, qual profissão devo fazer, pois medicina não precisa de Técnico ?
A implantação do Novo Ensino Médio não deverá acontecer até 2018, pelo menos, já que o mesmo depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que até meados de 2017 a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Só depois disso, o Novo Ensino Médio poderá ser implementado.
voltar para o topo

24) Devido as novas mudanças na base curricular, como será a reestrutura do ENEM 2017? Já que algumas matérias seriam de escolha do indivíduo, de acordo com o curso em que desejar, a prova seria medida/calculada deque maneira?
A implantação do Novo Ensino Médio não deverá acontecer até 2018, pelo menos, já que o mesmo depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que até meados de 2017 a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Só depois disso, o Novo Ensino Médio poderá ser implementado.
voltar para o topo

25) Quem tem o segundo ano do Ensino Médio poderá voltar a estudar e ter os mesmos direitos que os outros que estão cursando o primeiro ano do Ensino Médio?
A implantação do Novo Ensino Médio não deverá acontecer até 2018, pelo menos, já que o mesmo depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários pra a formação geral do aluno. A previsão é que até meados de 2017 a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Só depois disso, o Novo Ensino Médio poderá ser implementado. Portanto, se você já cursou até o segundo ano do Ensino Médio poderá concluir seus estudos normalmente, sem nenhuma alteração nos moldes atuais.
voltar para o topo

26) Como posso me matricular no Novo Ensino Médio?
O Novo Ensino Médio se tornará obrigatório um ano após a publicação da Base Nacional Comum Curricular. A BNCC estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários para a formação geral do aluno. Metade do ensino médio será comum a todos os estudantes, garantindo os conhecimentos básicos de formação geral; na outra parte, os estudantes poderão optar por diferentes ênfases nas cinco áreas de conhecimento, que são: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências sociais e humanas e formação técnica e profissional. A previsão é que, até meados de 2017, a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação que terá de aprová-la para depois ser homologada pelo MEC. Ciclos de debate e seminários envolvendo CONSED, escolas, professores e especialistas deverão ocorrer a partir de outubro deste ano.
Contudo, uma vez que a MP seja aprovada, estados já poderão começar a trabalhar a implantação da flexibilização do ensino médio já em 2017, mantendo o cumprimento das Diretrizes Curriculares do Ensino Médio em vigor, aprovado em 2011 pelo CNE e homologado pelo MEC em janeiro de 2012.
voltar para o topo

RECEITA DE GELATINA

$
0
0

Minha filhinha Nina, 6 anos, adora inventar pratos diferentes. Hoje, almoçamos fora, mas ela quis fazer gelatinas. O mesmo pacotinho de APTI no Guasso custa R$ 0.89 e no REDE VIVO custa R$ 1.29. Se o produto é o mesmo não entendo tamanha diferença.

Mas a gente fez a gelatina e a Nina picou pedacinhos de maçã, banana e abacaxi, e misturou tudo. Depois colocou nos potinhos. Agora é só deixar ficar no ponto, na geladeira. Enquanto isso, não venço atuar no meu App. São denúncias de todos os lados. Peço desculpas, mas é impossível eu atender a todos.

Jornalista e advogado

$
0
0
Eu tenho registro de jornalista no MTb-RS sob nº 11.175, portanto, sou reconhecido como tal pelo Estado e filiado a várias associações da categoria, desde o jornalismo investigativo até aos sem-fronteiras. 

Meu registro de advogado e o exercício profissional não é incompatível com o jornalismo. Quantos jornalistas são advogados e exercem ambas as profissões?

A começar, aqui no Rio Grande do Sul, Lasier Martins advogava e era âncora da RBS, como jornalista. 

Paulo Santana, depois que se aposentou como Delegado, era Advogado e jornalista, com coluna no Jornal ZH e programa de rádio. 

Quem não assiste ao programa Pampa Atualidade, o apresentador Gustavo Vitorino é Advogado e também jornalista, tanto na TV quanto no rádio, e ainda engenheiro civil. 

Aqui em Santiago, por exemplo, tínhamos um médico, o Dr. Leitão, que atuava no Tribunal do Júri como Advogado e era médico. 

Em Santo Ângelo, o Dr. Guido Emmel era médico e também advogava. 
  
José Paulo Bisol era advogado e jornalista. E mais que isso: advogava e era apresentador de TV-RBS, onde abordava somente assuntos jurídicos. E era jornalista formado pelo UFRGS. 

Puxa, inventem outra. 

Eu estaria manchando o nome da OAB se andasse lesando clientes, pegando dinheiro das pessoas e dando golpes. O fato de eu trabalhar em mais de uma atividade, só engrandece a Ordem e orgulha aos que vivem com a dignidade do seu trabalho.
 

Viewing all 4921 articles
Browse latest View live




Latest Images