Quantcast
Channel: JÚLIO PRATES
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4921

Por que o existencialismo mexe tanto com as pessoas?

$
0
0
Uma década e meia de presença na internet e doze anos de blog, certamente formam um público leitor. Contudo, nos últimos tempos, chega a assustar esse contingente de leitores e a responsabilidade de quem escreve aumenta sensivelmente. 

Ruy Gessinger e seu filho Rudolf
Já escrevi e isso não é nenhuma novidade, que - com a prática - a gente vai pegando todos os hábitos dos leitores, desde a hora dos grandes picos de acesso, até a tendência por determinado tipo de assunto. No meu caso, como não faço cobertura jornalística e nem de crimes, também sinto uma tendência na minha linha interna. Os acessos são uma coisa e as visualizações internas, são outra. São por essas visualizações que meço bem a tendência interna. É claro, um assunto explosivo como essa movimentação do pessoal da segurança, é acesso garantido, isso está mexendo com a opinião pública. Mas isso é transitório. No meu caso, fotinhos da Nina é sempre uma garantia permanente de visualizações, agora, a Karine ainda não se tocou, como ela é prestigiada. Qualquer matéria que envolva seu nome, rende visualizações aos montes, estou até pensando em convidá-la para escrever no meu blog. Ela nem imagina seu potencial virtual. 

Prefeito de Santiago, Júlio Ruivo
Por outro lado, impressiona-me sobremaneira a paixão das pessoas por assuntos pessoais, existencialistas na acepção da palavra. Vira quase um novela. Só que para fazer isso é necessário ausência do medo à exposição pública, e daí decorre tanto o escárnio quanto o reconhecimento. De qualquer forma, independente dos juízos, é notório que as pessoas buscam um texto existencialista, o que é muito pouco explorado em nossa blogosfera, nem mesmo pessoas com alto poder de articulação, cito o qualificado Froilam Oliveira, desenvolvem. O que é uma pena. Quem sabe fazer isso, mas não desenvolve, embora ande pinçando no face, é João Lemes. A declaração de amor que escreveu para sua esposa, Suzana Lemes, em forma de poesia, foi uma sucesso incalculável. Temos, então, o grande Ruy Gessinger, esse - sim - um notório existencialista, sem medo, e vem fazendo escola há tempo, embora sua cosmopolita tendência e protagonista do existencialismo rural (nessa nem Sarte pensou, embora sejamos íntimos de Érico Veríssimo).

Deputado Bianchini provocou seus leitores com a postagem
dessa foto, um churrasco que fazia. Sucesso total. 
Curiosamente, quem enverada por essa linha e está fazendo um enorme sucesso é o Deputado Bianchini, sempre falando na primeira pessoa. A postagem dos cães e a paródia da amizade só encontrou sucesso similar ao Prefeito Ruivo comendo sagu no facebook e depois com a foto reproduzida na coluna do Barbela, no Jornal Expresso Ilustrado.  

Ruderson Mesquita cavalgando
O segredo do sucesso, do reconhecimento do público, é a humanização. Fotos da panela de arroz do Bianchini ou de seu churrasco, do Ruderson montado num lindo cavalo, do Ruivo comendo sagu, da mesa do Ruy Gessinger, da Suzana na frente de um quadro, do Paulo Saciloto fumando charuto, geram um processo de intimidade e identidade com as pessoas, que andam cansadas de violências, saturadas de corrupção e cheias de gente afogada na realidade. Isso é quase uma fantasia, uma válvula de escape institucionalizada pela internet, um desafogamento digital sem precedentes. Pena que nem todos tenham sacado a jogada. 
Suzana e João Lemes, sucesso na vida
e nas redes sociais.

Por fim, as vezes eu fico conversando com a Karine e noto o quanto ela sabe coisas do meu passado, o que eu comia, onde comia ... o segredo é tão simples. 

Em meio ao caos, à crise, aos medos e inseguranças, o existencialismo está em alta. Basta acreditar. Nem precisa ler Roger Garaudy.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 4921

Latest Images

Trending Articles