Será uma segunda-feira apática em Santiago. Some-se a isso, o frio, teremos um quadro amorfo, sem grandes novidades. Não fosse nossa blogosfera, que ainda incita alguns debates, o mês de julho, de férias escolares, de parlamento fechado, seria ainda mais nojento.
Pelo menos, o Dr. Rey e o Expresso Ilustrado deram uma boa sacudida. O assunto tomou conta de todas as rodas e rodinhas. Logo logo vem aí o vídeo que o médico gravou para nosso Hospital de Caridade de Santiago. Dizem que ficou muito legal. Até acredito, pois notei o quanto o médico é jovial, alegre e festivo. Achei que ele teve um entrosamento perfeito com o grupo do Jornal. É claro, o sucesso foi total e nada deu errado.
Eu que tenho blog há mais de 10 anos, sei bem os dias da semana que o público pouco acessa; também sei os meses do ano de menos acesso e posso assegurar - tranquilamente - que julho é um deles, assim como épocas tais como: Páscoa, Natal, Carnaval e Ano Novo.
O período é bom para os políticos tentarem uma enxugada na imagem e um alívio. Com o parlamento fechado, apesar das portas abertas, tudo será bem light. Bianchini não é mais o mesmo, perdeu gás, fôlego e tem apresentado sinais evidentes de rendição, o que é uma lástima. Os demais, não apresentam perigo para o grupo dominante e o staff está rindo à toa. Está quase tudo dominado. O PMDB é nossa maior incógnita. Nelson Abreu tem prestígio, mas seus dardos são fracos. Não ameaça ninguém.
O assunto do mês é mesmo a reforma no secretariado. Mas ninguém sabe onde tudo pode desembocar, talvez até vire mais um aborto. O certo é que ninguém mais está satisfeito com os rumos do governo Ruivo e só alguém muito tolo para não perceber o tamanho do desgaste. Se hoje fosse feita uma Pesquisa, o desgaste de Ruivo seria maior do que o de Dilma. Pena que nossa oposição, afora ser burra, não invista nesses mecanismos modernos de ciência política.
Mudanças à vista em emissoras, mas sobre isso não posso falar agora. Mas existem novidades em curso e não é pouca coisa.