Are you the publisher? Claim or contact us about this channel


Embed this content in your HTML

Search

Report adult content:

click to rate:

Account: (login)

More Channels


Showcase


Channel Catalog


Channel Description:

Telefones: 99901.0414 / 98123.5945E-mail: oab.rs.advogadoprates@gmail.comBarão do Ladário 1836 - Santiago -RS

older | 1 | .... | 135 | 136 | (Page 137) | 138 | 139 | .... | 247 | newer

    0 0

    NOTA DE ESCLARECIMENTO

    Como advogado e jornalista preciso agir dentro dos limites da ética e do respeito. Publiquei e mantenho em meu blog a decisão judicial que me afastou do direito de ver minha filha www.julioprates.blogspot.com.br

    Contudo, reconheço que o respeito à pessoa da Juíza Doutora Cristiana Acosta Machado e da Instituição do Poder Judiciário deve ser absoluto; Dra. CRISTIANA é um Juíza séria, altamente responsável, idônea, e não pode ser alvo de ataques como estavam acontecendo em algumas manifestações que estavam fugindo ao meu controle. Por isso, optei por retirar a matéria do meu facebook. pelo que peço desculpas pelas centenas de pessoas que já haviam se manifestados.

    Inclusive, ontem, conheci, conversei com a Dra. Cristiana, é uma Juíza amável, prestativa, sábia, entendeu perfeitamente minhas razões e agiu dentro da lei, dentro de suas atribuições. Aliás, fiquei com uma ótima impressão dela. Isso foi armado pela sra. Eliziane Mello suas mentiras e pela parcialidade do conselho tutelar de Maçambará. 

    A todos, ao mesmo tempo que peço desculpas, agradeço sensibilizado as pessoas que me conhecem a entendem a minha dor.

    0 0
  • 09/24/15--22:55: Um outro dia
  • Eu nunca escondi de ninguém que o Desembargador Ruy Gessinger, afora ser meu amigo pessoal, kamarada, patrocinador de um dos meus livros, sempre deu-me conselhos e sugestões. É um ser humano extraordinário, fantástico, um homem apaixonado pela vida. Devido a repercussão muito grande, em Porto Alegre, da postagem que fiz - a tarde - sobre a decisão judicial que envolvia minha visitação a minha filha, ele aconselhou-me retirar a matéria. A mesma posição partiu de minha amada e assim, então, entendi por bem aguardar pelo poder judiciário sem dar a devida publicidade aos fatos. Entretanto, mantenho tudo o que afirmei sobre as mentiras e as farsas, isso sustento, aliás, nos autos que estão com o Dr. Rafael Peixoto, aqui em Santiago e reafirmei perante o juízo de Itaqui.

    ===

    A família é sempre a zona mais crucial da vida de um ser humano. A família estando mal, o mais tudo fica prejudicado. Pelo menos, eu sou assim, amo minha filha com uma intensidade tal, que sofro profundamente com tudo o que está acontecendo. Não é indiferente para mim o destino de uma filha minha. Minha vida está ligada a dela. Não sem razão, estou doente, é essa doença da alma. Graças a Deus, tenho contado com uma rede inexplicável de amigos e amigos que estão ao meu lado, solidários, fraternos, sem medo, e, que, sobretudo, entendem o meu drama e conhecem a minha vida.

    ===

    Jovens advogadas, colegas advogados, gente de grande envergadura, todos passaram a ser posicionar e o movimento acabou tomando um rumo que não era exatamente o previsto, razão pela qual concluímos juntos por retirar as matérias e aguardar pelo poder judiciário.   

    ==

    É claro, a tristeza da vida da gente ninguém tira, mas faz parte, todos nós temos nossas sinas, nossos karmas, e eu, certamente, preciso passar por isso. É meu destino. Vamos aguardar o amanhã e ver o que Deus ainda nos reserva. 

    0 0

    O grande fato político do final de semana, que sacudiu os meios políticos locais, foi a decisão do jovem radialista, apresentador da TV e blogueiro, Rafael Nemitz, desistir de sua candidatura a vereador por Santiago. Uma lástima, seria o vereador mais votado da cidade.

    Matéria extraída do facebook do apresentador da TV RECORD:

    Decisão: Não vou concorrer a vereador a Santiago.
    Quero comunicar aos amigos e seguidores que, após ouvir algumas pessoas próximas e pensar muito, decidi, ao longo dessa semana, que não serei candidato a vereador em Santiago na eleição do ano que vem. Hoje, tive mais uma crise de estresse e se eu "abraçar" mais um projeto de trabalho, minha saúde, que já não anda bem, vai só piorar. Preciso cuidar um pouco mais de mim, antes que algo mais grave aconteça. Agradeço o convite de vários partidos de Santiago, ao longo deste ano de 2015 e de outros anos. Agradeço a confiança de várias lideranças da cidade que me procuraram convidando-me para concorrer, especialmente nos últimos dias. Agradeço as inúmeras pessoas que ao longo dos anos me incentivaram a entrar na Política, para lutar por uma cidade melhor. Posso estar errado e deixando passar uma grande oportunidade, mas estou feliz e realizado profissionalmente e penso que na imprensa, sem envolvimento político, posso ajudar muito mais a comunidade, com mais liberdade. Peço desculpas as pessoas que estavam ansiosas para o anúncio de uma filiação e da pré-candidatura. Seguirei no Blog, em rádio, com eventos e ajudando quem da minha mão precisar. Fiquem com Deus e contem sempre comigo!
    Foto de Rafael Nemitz.
    Rafael Nemitz decide não concorrer mais a vereador e sua decisão mexe com a política local


    --


    Marco Peixoto, esse Advogado no dia do seu aniversário e Nina 
    Por outro lado, informações reservadas familiares, dão conta que o jovem Marco Peixoto (filho) vai mesmo concorrer a vereador pelo PP. Talvez isso explique o choque de interesses entre ambos os jovens, embora isso seja apenas uma especulação minha. Marquinhos é meu amigo, um das raras pessoas que me dá conselhos de caráter pessoal, sempre frequentou minha casa, é uma pessoa dócil e meiga. Marquinhos é tão puro e bom para comigo que chegou a aconselhar-me a trocar minha foto no face, onde eu aparecia com uma lesão na testa (ocasião em que bati meu rosto na porta da camionete). Eu estava em Maçambará quando recebi sua ligação.  Esteve presente no meu aniversário, em suma, tenho por ele um afeto muito grande, uma admiração forte e tenho-o como uma pessoa de um coração muito bom. É claro, às vezes chorávamos as mágoas sobre mulheres, antes ... agora, não mais. Mas isso são coisas de amigos. Gente muito boa e decente esse menino. 

    0 0

    Eu estou com uma cópia completa do último relatório do TRIBUNAL DE CONTAS. Muita coisa eu já sabia; eu não minto, eu gosto da pessoa do prefeito Ruivo. Embora assustador, fui guardar tudo na minha gaveta, enquanto tomo vinho, escuto a trilha sonora do El Burlador de Sevilha. Na parede do meu quarto, uma obra, quando minha filhinha era aluna da Escola da URI, suas mãos, num quadro-arte. A saudade me mata, é tudo tão assustador. 


    0 0
  • 09/27/15--01:40: CENAS ... VIDAS





































  • 0 0

    Pessoas aparecerem e desaparecem de minha vida. Ganho amigos e perco amigos com a mesma velocidade. Recebo conselhos para não contar as coisas tristes e depreciativas contra mim. 

    Ando além desse mundo material e meu amor é puro e transcendental. Acredito no COSMOS, em Deus, sei a verdade de minha alma. Sei que o li e o que estudei. Sei o que não sei. Sei dos meus limites. Sei que estou no limiar entre a vida e a morte. Seja pela questão física em si, seja pela questão espiritual que me escraviza e toca minha alma. Mas, a palavra final é de Deus. 

    Adoro esses momentos de adversidades. Quase todos somem e todos julgam-te errado e a pressuposição de verdade alheia é a força motriz que impulsiona os teus contra ti.

    Não tenho medo das sombras e nem de andar nos abismos. Já conheço até alguns labirintos. Estou calmo, sereno e tranquilo. A morte, não me assusta, e um convite ao desconhecido. As situações terrenas, soam-me piada. Sei bem da alma humana. Sou cabalista, sei porque me odeiam, porque me perseguem. Minha filha, mesma longe de mim, é minha genética, é minha extensão na terra. Ela sabe o pai que tem,  ela sabe do nosso amor, assim como Deus. Ela sabe que trama, quem arma, quem joga sujo, quem fala mal. Ela sabe que eu peço orações. Ela sabe de tudo. Ela é um fenômeno. Lamento que os juízes não a ouçam. Os promotores poderiam-na ouvi-la. Hoje, na tarde desse domingo, a Psicóloga Agnes Patias me contou que um promotor perguntou para uma criança o que ela desejava .... por que não ouvirem minha filha? 

    Eu estou doente. Meus pés estão tomados de dormência, quase nem sinto mais as pisadas. Fiquei com um coágulo (pequeno) no cérebro, sei e não sei das consequências disso...por isso, deito todas as noites, oro por Nina, se eu não acordar, a oração está feita e ela, que não é boba, sabe que o pai está logo ali. E sempre com ela, vivo ou não vivo, sempre estarei com ela, ela sabe bem disso. 

    Amo-a tanto. 

    O momento que vivo é desses que me agradam. Gosto do revés, gosto de sentir que é quem. Gosto de saber quem é gente e quem é amigo de fachada, desses que fogem da raia por medo de qualquer assombração. 

    Meu forte abraço a um Amigo de verdade: Tavinho, apelido carinhoso de João Otávio Biermann Pinto. Gente do melhor quilate, um santiaguense raro, uma alma humana de uma grandeza singular.

    Por fim, meu amor, meu grande amorzinho, a mulher que me ajudou a me entender, a mulher me levantou das trevas, que marcamos nosso casamento para o dia 27 de dezembro, na praia de Jaguari, essa mulher é rara, rara, rara. O que tem de coisa atravessada em nosso meio, mais isso Deus tira de letra por nós. Nosso amor é puro, sincero, único e verdadeiro. Quando isso ocorre, Deus consagra, aí nada impede e as forças ocultas, nada podem. 

    Estou sereno, com planos diante da vida e da morte, tanto faz. Um, me fará viver meus dias sobre a Terra até que o Eterno me leve, o outro, me enche de curiosidade, tenho culpa se Deus me fez curioso? 

    Meu beijo a todos. 





    0 0
  • 09/27/15--19:08: A singeleza do meu amor
  • Quando escrevi que eu e meu amor marcamos nosso casamento na praia de Jaguari, dia 27 de dezembro, meu amor, o mais puro amor que um  homem pode ter na face da terra, mandou-me um singelo pedido. A casa que ela quer que eu construa para nós morarmos. 

    Essa é a casa dos sonhos dela. Num mundo de guerras, é tão simples ser feliz, eu fazer essa casa e viver meus dias ao lado da mulher mais virtuosa do mundo. 

    O que ela me pede é tão simples, tão singelo. Eu amo tanto essa mulher, ela povoa meu sonhos, meus pensamentos. Nossos sonhos, por serem puros e verdadeiros, Deus vai nos ajudar a transformar tudo em realidade. Agora vou dormir, vou sonhar com ela, com seu sorriso, com seus dentinhos, com seu carinho, poucos imaginam que somos tão felizes. Poucos acreditam que ainda existe amor como o nosso na face da terra. Nossos sonhos são tão singelos, tão simples, tão divinos. Deus está no comando. Tudo será viável. Tudo terá e sempre terá a mão divina. 

    Que a Mossad esqueça de mim. Que eu viva apenas para ela.

    0 0
  • 09/28/15--03:21: Falando em política
  • Em Jaguari, pelo menos uma definição já existe. Se não for Ivo Patias, será Agnes Patias e pronto. Foi o que me informaram. E Picolli e tudo mais. O ritmo é de empolgação e já pegou.

    ---

    Em Santiago, tudo se volta ao ex-prefeito a atual Vice Toninho. Uma ala do PP quer Tiago Gorski de vice e os Peixotos acham que o vice ideal é Marquinhos, mas Cláudio Cardoso é que detém a força. Agora, voltou à tona o nome do Professsor Chico Gorski na última reunião. Durma com um temporal desses. O certo é que o PP tá bem de nomes. 

    --

    Com a saída da Rafael Nemitz do pleito, a idéia de fundação do PSB em Santiago fica prejudicada. Lérida, do Sindicato Rural ficou um tanto num brete.

    ==

    Na oposição já existe um consenso. Não há consenso nenhum. 

    ==

    Eu pessoalmente acredito que Bianchini e Guilherme Bonotto já estão com seus planos prontinhos para atropelarem Toninho. Não abrem o jogo e só não vê quem não quer suas movimentações.

    ==

    E no Capão do Cipó, nessa sexta, sábado e domingo duas equipes de entrevistadores de campo auscultavam sobre o processo sucessório. Não sei bem os resultados, só sei que houve até festa casa do ex-prefeito Froner e lamentações por não terem comprado foguetes.

    ==

    O Advogado a atual chefe de gabinete de Bianchini me disse que o caso do suplente de Manoela foi parar no TJ-RS devido um impasse na interpretação regimental devido a duas licenças contínuas da mesma. A Deputada será mãe e entra em licença maternidade. O nome de Bianchini é cada vez mais forte na AL. Candidato ao prêmio SPRINGER REVELAÇÃO. Não sem razão, trabalha demais e faz jus ao seu mandato. 
      

    0 0
  • 09/28/15--10:06: Article 6


  • 0 0

    Tradução do tema do filme "Don Juan de Marco"

    (Have You Ever Really Loved a Woman? - Bryan Adams)"

    Para realmente amar uma mulher, para compreendê-la, Você precisa conhecê-la profundamente por dentro, Ouvir cada pensamento - ver cada sonho E dar-lhe asas - quando ela quiser voar.

    Então, quando você se achar repousando Desamparado em seus braços, Você saberá que realmente ama uma mulher...

    Quando você ama uma mulher, Você lhe diz que ela realmente é desejada.

    Quando você ama uma mulher, Você lhe diz que ela é a única, Pois ela precisa de alguém para dizer-lhe Que vai durar para sempre.

    Então diga-me: você realmente, Realmente, realmente já amou uma mulher?

    Para realmente amar uma mulher, Deixe-a te segurar Até que você saiba como ela precisa ser tocada.

    Você precisa respirá-la - realmente provar o gosto dela Até você possa senti-la em seu sangue.

    E quando você puder ver suas crianças que ainda não nasceram dentro dos olhos dela, Você saberá que realmente ama uma mulher...

    Você precisa dar-lhe um pouco de confiança - segurá-la bem apertado, Um pouco de ternura - precisa tratá-la corretamente.

    Ela estará lá por você, cuidando bem de você, Você realmente precisa amar sua mulher...

    Então, quando você se achar repousando Desamparado em seus braços, Você saberá que realmente ama uma mulher...


    Então diga-me: você realmente, Realmente, realmente já amou uma mulher?"

    0 0

    21/09/2015 10:49 | Justiça do Trabalho divulga lista dos 100 maiores devedores do Estado
    Imagem
    O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) divulgou, nesta segunda-feira, a lista dos 100 maiores devedores da Justiça do Trabalho gaúcha (clique aqui para acessá-la). A iniciativa faz parte da 5ª Semana Nacional da Execução Trabalhista.

    A fonte da relação é o Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT). A lista, disponível no site do Tribunal (www.trt4.jus.br), considera a quantidade de dívidas, e não a soma dos valores pendentes.

    São considerados devedores aqueles que não pagam ou não garantem o valor da dívida por meio da indicação de bens para penhora ou de depósitos judiciais. As empresas incluídas no BNDT não têm direito de participar de licitações e de receber financiamentos públicos ou incentivos fiscais. Como o banco de dados é de consulta pública, a pessoa física devedora pode ficar impossibilitada de negociar imóveis ou de obter crédito no mercado.

    A relação dos maiores devedores do Estado é liderada pela Santos & Alves – Serviços Terceirizados, com 602 dívidas. Embora a empresa ainda esteja ativa na Receita Federal, a Justiça do Trabalho não tem localizado, para penhora, dinheiro ou bens de sua propriedade ou dos sócios.

    A Semana

    A 5ª Semana Nacional da Execução Trabalhista iniciou nesta segunda-feira e vai até sexta. Durante o período, as unidades da Justiça do Trabalho de todo o Estado realizarão um número maior de audiências de processos em execução, na tentativa de fechar acordos entre empregados e empregadores. A execução é a fase do processo que busca, forçadamente, o pagamento de uma sentença ou acordo não cumprido.  No Rio Grande do Sul, aproximadamente 202 mil processos tramitam nesta etapa.

    Fonte: Secom/TRT4



    0 0

    Essa é uma tela com as mãos da minha amada filhinha. Foi um dos últimos trabalhos dela em sala de aula, na Escola da URI. Como guardei todo o acervo de suas pinturas, trabalhos e artes, reunidos durante dois anos, hoje adorno meu quarto com essa arte, cuja simbologia transcende a arte em si, envereda pela senda do realismo fantástico e faz-me sentir um pouco próximo dela. Sei que são suas mãos. No afã enlouquecedor de tudo que está acontecendo, para matar a saudade, talvez para segurar as lágrimas, apalpo suas mãos com minhas mãos e pareço senti-la. 

    Só eu sei o que eu estou sentindo. Só eu sei sobre meu coração, minha alma e meu espírito. E Deus, que tu sabe e tudo vê, certamente sente o que eu sinto. Oro para que Nina não sinta nada disso. É um misto de ser patético com aspectos trágicos de uma loucura contida. Penso até onde vai a irracionalidade, a tentativa de anular a identidade paterna de uma criança e a boçalidade de quem nada entende sobre a tristeza da alienação parental. 

    0 0
  • 09/29/15--01:10: MIGUEL GARAIALDI
  • Um dos mais conceituados Advogados do Estado, Doutor Miguel Garaialdi, é o grande artífice do trabalho brilhante do Gabinete do Deputado Bianchini, onde é chefe-de-gabinete. Miguel Garaialdi foi Prefeito de Manoel Viana, Procurador do Capão do Cipó, Procurador-Geral da URI-Campus de Santiago e Professor talentoso de Direito Administrativo. Essa ampla experiência, liderança e carisma, têm sido decisivos para o brilho do gabinete do deputado santiaguense. Todos ganhamos com sua atuação correta e qualificada. 

    0 0


    Foto de Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
    Durante o processo de separação, embora bem-intencionados, mães e pais acabam prejudicando os filhos ao envolvê-los nos conflitos, até mesmo por falta de inform...
    Ver mais

    0 0

    Liminar impede desconto no salário
    dos professores que participaram de greve

    O Desembargador Leonel Pires Ohlweiler, do 2º Grupo Cível do TJRS, concedeu liminar nesta tarde (29/9) ao CPERS/Sindicato para que os professores que participaram da greve nos meses de agosto e setembro, não tenham descontos no salário. 
    Caso
    O CPERS/Sindicato ingressou com mandado de segurança a fim de proibir que os Secretários da Educação e da Fazenda do Estado realizem descontos nos vencimentos dos servidores representados pelo sindicato em virtude das faltas ocorridas nos dias de greve por causa do parcelamento dos salários.
    Decisão
    No voto, o relator do processo destacou que o direito à greve está garantido na Constituição Federal. Por outro lado, explicou que a Lei Federal nº 7.783/89, que dispõe sobre o exercício do direito de greve, não exclui a possibilidade de desconto dos dias não trabalhados em decorrência de greve. Sobre o tema, há diversas decisões do STF e STJ, reconhecendo a legalidade de descontos de servidores públicos em greve.
    No entanto, quando a greve é deflagrada em função de atraso no pagamento dos salários dos servidores, os Tribunais Superiores, conforme explica o Desembargador, já proferiram decisões no sentido de que não pode haver o desconto.
    O magistrado informou que foram apresentadas provas de que houve descontos nos salários de alguns professores.
    Os contracheques colacionados relativos ao mês de setembro apontam a existência de descontos retroativos nos salários de alguns servidores, e que são atribuíveis a faltas decorrentes da greve da categoria, pois os registros de efetividade do sistema RHE que os acompanham indicam ocorrência de ¿não-efetividade¿, sinaladas como GREVE, em dias e períodos coincidentes com as deliberações da categoria como de greve, afirmou o Desembargador.
    Assim, o magistrado deferiu a liminar para que o Estado se abstenha de efetuar descontos nos salários dos servidores vinculados ao sindicato impetrante relativamente aos dias da greve deflagrada nos meses de agosto e setembro de 2015, bem como o pagamento em folha suplementar, na hipótese de já terem sido realizados descontos.
    Considerando os elementos dos autos, ao menos neste momento processual, bem como os fatos públicos e notórios envolvendo o parcelamento do salário dos servidores públicos estaduais vinculados ao Poder Executivo nos meses de julho e agosto de 2015, e que, em princípio, são causa preponderante para a deflagração da greve dos professores e agentes educacionais representados pelo sindicato impetrante, bem como a prova documental, que aponta a realização de descontos vinculados à greve nos salários de setembro/2015, e ainda tendo em vista as indicações normativas e jurisprudenciais sobre o tema, tenho que liminar postulada deva ser deferida, decidiu o magistrado.
    Processo nº 70066756016


    EXPEDIENTETexto: Rafaela Souza
    Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend
    imprensa@tj.rs.gov.br
     

    0 0

    Eu tive a grata felicidade de conhecer esse amável casal de Pastores de nossa cidade. Trata-se da Pastora Ana Maria Kastro, também formada em Direito, filha do Coronel da Brigada Militar Maciel Oliveira, Ana é uma pessoa fabulosa, dedicada, tem um vida consagrada a ajudar ao próximo. Lembro-me do infeliz dia em que acidentalmente capotei o carro, lá estava ela no Hospital, ao meu lado, dando-me a assistência espiritual e isso ela faz com todos os irmãos da Igreja e do círculo.

    Pastora ANA ora pela vidinha da Nina, no tanque da Siloé. Esse exemplo
    de respeitar e incentiva às crianças dentro das Igrejas é fantástico. 
    Já seu esposo, o Pastor Marcos, conceituado médico-veterinário, é outra pessoa de uma grandeza espetacular, culto, um homem bondoso e de uma humildade singular. Assim, esse casal de Pastores vem fazendo um trabalho evangélico diferenciado em nossa cidade e região. Orando pelas pessoas, dando aquela palavra de incentivo, de crença, de fé e aposta num futuro melhor.

    A Igreja que eles estão à frente, chama-se MINISTÉRIO CAMINHANDO COM JESUS, e fica ali na Barão do Ladário, bem ao lado da loja QUERO-QUERO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Os cultos acontecem todas as quintas-feiras, as 19.30 horas, e domingos, as 19 horas. 

    É um trabalho evangélico diferenciado, abençoado e como todo o trabalho evangélico, precisa ser destacado positivamente, pois onde se abre uma igreja é uma porta que se fecha aos vícios, as brigas entre pais e filhos, entre casais. Assim como os Pastores Cláudio Cardoso, Dionísio Costa (cito esses porque são meus amigos pessoais) o casal Ana e Marco investem pesado na valorização da família, na unidade familiar, nos costumes bíblicas e nas tradições judaico-cristãs da Bíblia Sagrada. Ademais, conheço a família deles, seus filhos, gente muito abençoada, jovens consagrados, usados por Deus na obra. 





    0 0
  • 09/30/15--15:59: O futuro do povo judeu
  • O futuro do povo judeu (ALEF NEWS)

    Sergio DellaPergola, professor emérito da Universidade Hebraica de Jerusalém, considerado o principal especialista em demografia judaica, publicou um texto no site “Ynet News” em que abordacenários para o povo judeu no ano 2050. De acordo com ele, há em 2015 quase 14,3 milhões de judeus, segundo definição semelhante à aceita pelo Supremo Tribunal de Israel. “Ser judeu hoje significa, antes de tudo, a vontade de expressar uma autoidentificação com o povo judeu, abrangendo desde os muito religiosos até os antirreligiosos”, escreve o demógrafo. Cerca de 6,3 milhões de judeus vivem no Estado de Israel e 8 milhões vivem na diáspora, dos quais 5,7 milhões nos EUA e 2,3 milhões em outros países (principalmente França, Canadá, Grã-Bretanha, Rússia, Argentina, Alemanha, Austrália e Brasil). DellaPergola traça dois cenários para 2050: otimista e pessimista.

    Cenário otimista: população judaica cresce - Cresce a aliá em números maiores do que nos últimos anos, conjugada a uma queda moderada no número de emigrantes de Israel para outros países. Na diáspora, o número total de judeus será estável, haverá queda na assimilação e uma crescente disposição para declarar abertamente a identidade judaica.

    Cenário pessimista: taxa de natalidade cai, emigração de Israel cresce - Conflitos mais violentos; há erosão na economia, investimentos, emprego e renda. Os judeus da diáspora também são afetados por más condições de segurança, aumentos da assimilação e do antissemitismo, taxa de natalidade baixa e níveis recordes de envelhecimento. Número de judeus cairá para 6,5 milhões, em 2030, e 5 milhões, em 2050.




    0 0


    Hoje é um dia amargurado na minha vida. Liguei para minha filhinha, conversei com ela. É tudo terrível. Vivo numa sociedade onde as pessoas lêem e julgam-te pelo que tu escreves. O ato de escrever desperta ódios, paixões, identidades e rancores.

    Nesta noite, fugindo de mim para dentro de mim mesmo, ciente de que preciso parar de escrever, corro os olhos para parte bem debaixo de minha estante. Num relance, dentre QUO VADIS? e O CRIME DO PADRE AMARO, reencontro um velho livro de BALZAC, Eugênia Grandet.


    Pego o livro, tiro da estante, sento no meu sofá preto, coloco a trilha sonora do Burlador de Sevilha, e começo a reler freneticamente a história do velho Grandet. Imediatamente, sou forçado a viajar no tempo. Meu coração está em várias partes do mundo, fui ao Canadá, meu amorzinho está em Maçambará, relembrei-me dos tempos dos grupos de estudos psicanalíticos do Museu do Trem, em São Leopoldo. Sou escravo das recordações. São Leopoldo, Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Paulo. Quantos livros perdidos no tempo, quantos amores, quantas frustrações, quanto prazer, camusiano, uma vida sem sentido.


    Viajando, lembrei-me de um velho professor de antropologia que me  disse que BALZAC era  o mais sociólogo dos romancistas franceses. Com ele, busquei, na Biblioteca da Ordem Internacional da Companhia de Jesus, mantenedora da Universidade onde estudei e fui expulso, o clássico COMÉDIA HUMANA, em francês La Comédie Humaine. Na verdade, descobri um Balzac demolidor dos hábitos e costumes da sociedade francesa da época. Não sem razão, é apontado como precursor do realismo romântico francês, eis que em sua esteira vêm dois monstros sagrados: Flaubert e Emilio Zolá.  


    Com Flaubert, relembrei-me da época em  que escrevia sobre Madame Bovary e o bovarismo. Quem não se lembra de Emma? E os processos contra meus livros, os pedidos de busca e apreensão? Foram 3 pedidos num só dia.


    Quando lembro-me de Zolá logo surge em minha cabeça meu velho livro GERMINAL, o qual considero o melhor livro de Emílio.


    Não entendo a França sem Balzac, Zolá e Flaubert. O resto, é o resto, Sartre vale pelo seu estilo de vida, Simone, pela ação, mas essa geração atual de Foucault, passando por Guatarri e Deleuze, nada se compara ao triunvirato.


    Engênia Grandet me sensibiliza muito, reflito sempre sobre a avareza e a sociedade imbecil e intolerante onde vivo. Cada dia que passa mais me conscientizo que nasci na hora ERRADA, na sociedade errada, na família errada, enfim, sou um errático.

      
    Tenho nojo desses tolos e tolas que lêem o que eu escrevo e passam a me julgar a partir da minha arte, da minha liberdade de expressão. Uma tola, em especial, sinto vontade de fazê-la comer um livro meu, pois desde que o leu, associou o que é imaginação à realidade de minha própria vida.


    Eu queria viajar para outro mundo. Almejo pela liberdade dos homens realmente livres, não pelas meias liberdades. Logo me vem à cabeça o julgamento do livro MADAME BOVARY, onde o próprio Flaubert faz sua defesa. Segundo os censores franceses, as mulheres francesas seriam todas comparadas à personagem do livro, esposa gastadora do médico interiorano francês e de bom coração. Flaubert até que conseguiu mostrar aos tolos a diferença entre a arte,  imaginação,  fantasia e  a realidade.


    Escrever me liberta, mas – contraditoriamente – me escraviza. A liberdade, está na parca criação, pois ainda não disse o que tenho a dizer, talvez o dia em que estiver exilado em Martinica, diga tudo o tenho a fizer, da sociedade, aos amores proibidos, às verdade da alma humana e seus instintos que ninguém têm coragem de tocar. Todos tolos acreditam na liberdade de expressão. Todos tolos acreditam na liberdade de imprensa. Digam o que bem entendam e agüentem a superestrutura jurídica sobre nossas cabeças.



    Eu queria poder criar e formar minha filha, para a vida e para o mundo. Já sinto isso tão distante. Não sei lidar com maquiavelices, não minto, falo somente o que acho que é verdade, e só me ferro. Se nada conseguir, é certo que vou viajar. Estou em busca de liberdade para minha alma, de outros mundos, de outras sociedades, de outras compreensões. Finjo ser estoicista em busca de aceitação, mas não sou, e nem epicurista. Somente me identifico com o ser absurdo da vida de Camus.



    Mas não o citei ... preconceito. Ele era argelino. Preciso rir de mim mesmo. O caldeirão europeu começou a ferver e a rebelião das colônias, herdeiros da língua e hábitos, é a profecia de MARX e a repetição da história e a dualidade entre a farsa e a tragédia.


    Eu já vivi. Confesso que vivi. Adorei a criatividade do PAULO BANDEIRA sobre os espíritos e o mundo digital. Nunca tinha pensado nisso. Por enquanto, quero ver os psicometristas me enquadrarem. Eles não sabem os segredos que eu sei. Por que guardo arquétipos e arqueologias?


    Confesso que vivi. Adorava pegar minha filha. Éramos livres. Ela deixava o vento tocar seu rosto, seus cabelinhos voavam, comíamos pastéis no bar de Manoel Viana em Unistalda, íamos na escolinha da Graça, jantávamos no Batista, íamos para a recreação, saímos fazer comprar, jantávamos iscas de peixes na Bodega, almoçávamos no Batista...apesar de pouquinho tempo juntos, éramos tão felizes. Mas o belzebu é zempre belzebu; ele não tem gênero, é apenas belzebu.



    Quem vive apenas o hedonismo, nem que seja na fantasia de um pastel com coca-cola, sempre perde para os racionalistas aplicados da vida esquadrinhada. Nós somos da vida fora de esquadros, nossos corpos ainda estão presos, mas nossas almas já estão habitando a mansão do amanhã. 



    Sou apenas um viajante. Minhas malas estão prontas e a mansão do amanha me espera como hóspede. 

    0 0
  • 10/01/15--18:49: JAGUARI
  • Confesso que foi o primeiro dossiê, desde que eu atuo no jornalismo, mais completo que recebi. É sobre a venda de pontas de terrenos, áreas públicas, em Jaguari. A rigor, não sei - exatamente - o que fazer com tudo essa papelada. Vou pegar o carro, descer, amanhã, e ver com o Procurador Eduardo Diefembach as pontas dessas fiações. É tanta coisa envolvido que, honestamente, custo a crer que isso tudo seja verdade. 


    ===

    E amanhã, tenho especial dedicação pelo que acontecerá no Tribunal de Justiça do nosso Estado. A informação que tive é que o julgamento será amanhã. E pude mudar tudo. Ou posso ter mais uma derrota. Mas ... nem por isso ficarei menos desligado. 

    0 0

    Pastor Cláudio Cardoso
    A presença da Igreja Missionária em nosso meio religioso é um fato social e teológico completo, complexo e que atrai muito as atenções, afinal a Igreja cresce numa expansão assustadora, cada vez mais lotada, em pouquíssimo tempo construiu um mega-templo e tudo funciona em muita harmonia.


    A pergunta que se faz?


    Qual é o segredo?


    Primeiro, Deus, é evidente que essa obra é abençoada. Segundo, o trabalho abnegado, a postura do Pastor Cláudio Cardoso, incansável, solidário, desperta confiança nas pessoas, vive do seu trabalho, não ostenta nada com dinheiro dos fiéis e nem faz o comércio da fé. Ademais, não faz sangria nos fiéis com vendas de bênçãos. Deixa o dízimo na consciência de cada um. A teoria de Cláudio e seu corpo dirigente, o grupo seleto de irmãos e irmãs que estão com ele, é sumamente inteligente, dessa inteligência que provém de Deus.


    A Igreja Missionária não ficará restrita a Santiago. É uma ideologia religiosa evangélica aqui concebida, mas tende a expandir-se, essa é a vontade de Deus. Estejam todos preparados, isso é apenas o começo.


    Ademais, há inteligência pura em não atacar os outros, em abraçar as demais crenças sem discriminar, aceitar as pessoas como elas são, com seus defeitos e virtudes, não querem ser juízes de ninguém, não julgam, não ameaçam, pregam a paz e o perdão.


    O ponto alto da doutrina é a valorização da família, da união dos casais, da união e respeito dos pais para com os filhos. A fraternidade cristã à moda antiga.



    Cláudio Cardoso e a Igreja Missionária e todos que estão com ele têm uma responsabilidade muito grande. A fé que estão depositando, a confiança que as pessoas estão tendo, é tudo  muito sério, sério demais. Deus está no comando de tudo e uma obra assim, tão preciosa, tende mesmo a expandir-se e a crescer em ritmo acelerado. 


older | 1 | .... | 135 | 136 | (Page 137) | 138 | 139 | .... | 247 | newer